Jornada sobre educação profissional debate financiamento de pesquisas

14/11/2007 17:49:09

 

Mais de 1,2 mil pessoas estão inscritas para a 2ª Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, entre 4 e 6 de dezembro em São Luís, Maranhão. Os participantes discutirão as diretrizes e políticas da educação profissional e tecnológica, expansão da rede, fomento à pesquisa e propriedade intelectual. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro na  página eletrônica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Durante as jornadas, a secretaria faz o diagnóstico das condições da prática da pesquisa desenvolvida na rede federal para conhecer as necessidades dos pesquisadores e instituições. Segundo Moisés Domingos Sobrinho, diretor de desenvolvimento e programas especiais da Setec, a jornada levanta as demandas específicas e abre diálogo com as agências de financiamento, outros ministérios e organismos afins. “Com quase 100 anos de existência, o ensino profissional no Brasil acumulou conhecimento, tanto na área de formação quanto na de pesquisa”, afirma. “Agora precisamos fortalecer e sedimentar a cultura científica.”

Além de conferências, mesas-redonda e painéis, a programação prevê apresentação de pesquisas dos estudantes, atividades culturais e o lançamento de publicações. A terceira série de cartilhas temáticas – formada por quatro publicações sobre rochas ornamentais, criação de ovelhas e cabras, produção de doces e geléias e cultura do cupuaçu – será lançada durante o evento.

 

Stela Rosa

 

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9434&interna=6