Integrantes do Projovem Adolescente
participam de curso sobre empregabilidade
18.09.2010
Umuarama - Aproximadamente 130 integrantes do ProJovem Adolescente participaram do curso de formação 'Empregabilidade e Mercado de Trabalho', ministrado através da parceria entre a Secretaria Municipal de Ação Social e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O prefeito Moacir Silva e a secretária Marcela Laino Verrilo prestigiaram o encerramento, ontem à tarde, no anfiteatro do Paço da Amizade.
O principal objetivo é propiciar informações atualizadas sobre o mundo do trabalho e competências pessoais comumente requeridas. O curso foi coordenado por Sandra Sperandio de Carvalho (Senac) e contou com carga de 60 horas. No conteúdo programático, tópicos como ‘estrutura e tendências do mercado de trabalho', ‘competências pessoais e profissionais', ‘importância da qualificação profissional', ‘escolha da atividade profissional', ‘relacionamento interpessoal' (com a equipe de trabalho), curriculum vitae, ‘como responder a anúncios de jornais', ‘como comportar-se numa entrevista', ‘como negociar com a empresa contratante', ‘empreendedorismo' e ‘motivação'.
O prefeito falou sobre a própria trajetória, enaltecendo a importância da iniciativa. "É importantíssimo que eles tenham boas orientações nesta fase de preparação para o mercado de trabalho", disse.
ProJovem
O programa de
proteção social busca a geração de mecanismos para assegurar a convivência
familiar e comunitária através da inserção e permanência dos jovens no sistema
educacional. Destinado aos jovens de
Na condição de serviço socioeducativo continuado de proteção básica, favorece o protagonismo dos participantes, sendo ofertado no território de abrangência dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). O trabalho com as famílias é de responsabilidade dos técnicos dos CRAS.
O ProJovem Adolescente de Umuarama conta com encontros semanais. São realizadas visitas temáticas, oficinas, atividades e dinâmicas sobre meio ambiente, cultura, lazer, esporte, saúde, direitos socioassistencias e direitos humanos (mercado de trabalho), além de dança e karatê.
Fonte:
http://www.ilustrado.com.br/?mod=not&id_not=4230