Inscrições para atuar no Programa Brasil
Alfabetizado abrem em fevereiro
28/01/2014
As
inscrições do processo seletivo para alfabetizadores, tradutores-intérpretes da
Língua Brasileira de Sinais (Libras) e coordenadores de turmas de alfabetização
de jovens e adultos e idosos podem ser efetuadas de 3 a 14 de fevereiro. Os
selecionados atuarão como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
Para concorrer a qualquer uma das vagas é necessário ter a idade mínima de 18
anos e as inscrições poderão ser feitas nas Assessorias Pedagógicas da
Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
Critérios,
calendários, quadro de vagas e detalhamento sobre as regras e locais para
inscrições estão no Edital 001/2014, veiculado na edição do Diário Oficial do
Estado (DOE), que circulou nesta segunda-feira (27.01), com data retroativa a
24 de janeiro.
O
Programa Brasil Alfabetizado possui uma estrutura diferenciada para garantir o
atendimento ao público e as aulas são realizadas em espaços de fácil acesso à comunidade, como centros de convivências, salões paroquiais
e, até mesmo, residências. Caberá ao candidato aprovado no processo seletivo
simplificado desenvolver suas atividades nesses espaços.
Conforme
o Edital, cada interessado só poderá se inscrever para uma das funções. Está
previsto apenas o acúmulo da função de alfabetizador de turmas.
A
título de bolsa, o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC)
pagará aos voluntários cadastrados e vinculados a turmas ativas do PBA valores
que variam entre R$ 400 (mínimo) e R$ 800 (máximo) mensais para o alfabetizador
coordenador.
Divulgação e
início das aulas
Mediante
a análise curricular, na data de 10 de março de 2014, os resultados serão
divulgados no site www.seduc.mt.gov.br. As aulas do Programa Brasil Alfabetizado
terão início em 14 de março de 2014, com término previsto para 27 de novembro.
Fonte: