Estado de Minas, 22/03/2005 - Belo Horizonte MG

Inscrições ao Enem superam 2004

À espera de mais candidatos que nos anos anteriores, o MEC aumentou em 17% o número de locais de provas

Ellen Cristie

 

Em menos de duas semanas, começam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, o teste vai envolver 727 municípios de 27 unidades da Federação. Os alunos que vão terminar o ensino médio podem se inscrever no período de 4 a 15 de abril e aqueles que concluíram mais tempo, de 25 de abril a 6 de maio. As provas serão realizadas em 28 de agosto. O Enem é um dos critérios de seleção para os interessados em se candidatar a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni). O teste é uma oportunidade para que o jovem possa fazer uma auto-avaliação e orientar melhor suas escolhas futuras, tanto no que diz respeito ao mercado de trabalho quanto à perspectiva de continuidade de estudos. O exame também é utilizado como alternativa aos processos seletivos tradicionais (vestibular) ou como critério complementar ao concurso.

 

Várias universidades  particulares e públicas já aceitam o exame. O Enem é constituído de uma prova com 63 questões de múltipla escolha e uma redação com temas sociais, culturais ou políticos. Atualmente, mais de 400 instituições usam as notas em seus processos seletivos. Algumas reservam vagas para quem fez a prova; em outras, a pontuação é aproveitada numa fase do vestibular e há aquelas que compõem o resultado do exame com o do seu vestibular. A expectativa dos organizadores do Enem é que, em decorrência do lançamento do ProUni, o número de inscritos aumente. Com isso, foram ampliados em 17% o número de locais de provas, em relação a 2004, quando 608 cidades receberam os participantes do exame. EM MINAS O maior número de candidatos do último Enem corresponde aos estados da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. Minas é o segundo estado com mais locais de prova (110 municípios), perdendo apenas para São Paulo (com 153).

 

As inscrições para os alunos concluintes podem ser feitas nas próprias escolas em que estiverem matriculados. Como nas edições anteriores, estudantes das escolas públicas não precisam pagar a taxa. Na segunda fase, os interessados devem se dirigir às agências dos Correios ou se inscrever pela internet, no site www.enem.inep.gov.br/ inscricao. A taxa é de R$ 35, sendo que o participante pode tentar a isenção apresentando declaração de carência. Quem faz o Enem recebe em casa um boletim com duas notas, valendo 100 pontos cada, uma para as questões objetivas e outra para a redação. O desempenho tem três classificações: de insuficiente a regular (de 0 a 40), de regular a bom (de 41 a 70) e de bom a excelente (de 71 a 100).