Folha Dirigida, 03/11/2005 - Rio de Janeiro RJ
ProJovem: inscrições até o dia 15
A Secretaria Nacional de Juventude decidiu inscreve para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) em 13 capitais dos estados e no Distrito Federal. O prazo vai até 15 de novembro. As cidades que pediram uma nova oportunidade e tiveram autorização para reabrir o prazo de inscrições são as seguintes: Belém, Boa Vista, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória, além do Distrito Federal.
A inscrição é gratuita e feita somente pela central de atendimento do ProJovem no telefone 0800-642-7777, de 6h às 24h, diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O candidato deve fornecer dados pessoais e residenciais: identidade, nome da mãe e endereço completo (se possível, com o CEP). Podem inscrever-se jovens de 18 a 24 anos, que terminaram a quarta série, mas não concluíram o Ensino Fundamental e que não trabalham ou não tem carteira profissional assinada. O curso tem duração de um ano e permitirá ao jovem concluir o Ensino Fundamental, aprender uma profissão, desenvolver atividades de interesse comunitário e receber R$ 100,00 por mês.
O ProJovem foi criado em fevereiro passado, está implantado em sete capitais, com 7.800 alunos matriculados, e, a partir de novembro, terá núcleos funcionando em todas as capitais. As novas inscrições permitirão preencher as vagas disponíveis. O programa é executado pela Secretaria Nacional de Juventude - ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República - em parceria com as prefeituras das capitais e o governo do Distrito Federal, e com participação dos ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Em cada capital será oferecida a formação em quatro áreas profissionais escolhidas pela administração local conforme as necessidades do mercado regional. Os jovens também terão aulas de inglês e de informática e sairão do curso capacitados para operar os principais programas de computadores e a elaborar páginas para inclusão na rede mundial da Internet.