Inscrições ao Projovem são prorrogadas

04/02/2009

 

Programa Nacional de Inclusão de Jovens recebe inscrições até 20 de março; prazo foi prorrogado, já que venceria na sexta-feira passada

O prazo de inscrições no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), previsto inicialmente para terminar sexta-feira(20), foi prorrogado para 20 de março. O coordenador estadual, Márcio Carvalho, visitou o prefeito Moacir Silva para anunciar o novo prazo. O ProJovem é um programa federal implantado nos municípios em parceria com as prefeituras.

“O prefeito Moacir Silva foi receptivo. Estamos fechando uma parceria importante, capaz de promover a inclusão dos jovens por meio da oferta de escolarização - mediante a conclusão do ensino fundamental-, qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias”, comenta Carvalho.

Durante dezoito meses, os jovens selecionados participarão das atividades programadas. A carga horária é de 32 horas semanais, entre aulas e ações de integração com a comunidade. Os jovens deverão concluir o ensino fundamental e receber qualificação profissional, além de auxílio financeiro de R$ 100 por mês.

“O programa é realmente interessante, pois oferecerá oportunidades para os jovens e não mero assistencialismo, indo de encontro aos anseios do nosso plano de governo”, avalia o prefeito Moacir Silva.

Além de escolarização, o programa permitirá habilitação em profissões de interesse para o mercado de trabalho local e desenvolvimento de ações de interesse comunitário.

No caso da qualificação profissional inicial, os participantes poderão optar por telemática (conhecimentos de informática, telemarketing, help desk – apoio ao usuário de informática e assistente de vendas) ou administração (arquivista, almoxarife e auxiliar de escritório).

Jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental podem efetivar inscrição. No Paraná, 17 municípios participam, ofertando 400 vagas cada. Para fazer a inscrição, o interessado deve levar fotocópia da carteira de identidade, do comprovante de residência e não ter sido aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“O Projovem está realmente procurando inovar”, ressalta uma das coordenadoras no município, Keity Akimura.

Os colégios Pedro II (avenida Duque de Caxias, 5910/Alto São Francisco) e Monteiro Lobato (rua Amazonas, 3056/Zona II) estão realizando inscrições. “Outros locais estarão aptos e serão divulgados nos próximos dias”, diz Akimura.

 

 

Fonte:

http://www.ilustrado.com.br/noticias.php?edi=220209&id=00000031