Inscrição para ensino médio profissionalizante do IFMS termina amanhã
Formulário deve ser preenchido via internet
06/12/2010
Termina amanhã (7) o período de inscrição para os cursos de ensino médio profissionalizante do IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).
São 1.360 vagas distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Segundo informação do Instituto, a inscrição deve ser feita pela internet e o boleto no valor de R$ 35, referente à taxa para participar do processo seletivo, pode ser pago até quarta-feira (8) em qualquer agência bancária.
Os alunos devem ter concluído o ensino fundamental e escolher entre as áreas de agricultura, agropecuária, alimentos, edificações, eletrotécnica, informática, mecânica e metalurgia.
O ensino médio no IFMS é diferenciado, pois além das disciplinas comuns o estudante sai com uma formação profissionalizante já habilitado para o mercado de trabalho.
Todos os cursos tem duração normal do ensino médio, que é de 3 anos, sendo que é totalmente gratuito. Há turmas no período da manhã e tarde.
Na modalidade Proeja (Ensino de Jovens e Adultos) o curso oferecido é o de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no período noturno, com duração de três anos. Para se candidatar é necessário ter idade mínima de 18 anos.
Como política de inclusão social, metade das vagas é para alunos que estudaram do 1º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas, denominados cotistas.
No ato da inscrição, é exigido o preenchimento dos dados do RG, que pode ser substituído pelo número da certidão de nascimento, e CPF. Os mesmos documentos deverão ser apresentados no ato da matrícula, caso o candidato seja aprovado.
Quem não tem acesso à internet para efetuar a inscrição, pode procurar os campi da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) nos municípios onde são ofertados os cursos, das 14h às 16h.
O Exame de Seleção será no dia 19 de dezembro, domingo, às 14 horas (horário oficial do MS). Na prova, além do documento oficial com foto será aceita a apresentação da certidão de nascimento.
Fonte:
http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=186986