Incentivo a
alunos ajuda a melhorar pontuação
12/09/2011
Mariana Mandelli As
escolas paulistanas entre as 50 melhores de 2009 que aumentaram suas notas no
Enem de 2010 afirmam que o resultado é efeito do trabalho pedagógico e do
incentivo dado aos alunos para participarem do exame. “Incentivamos a
participação na prova e explicamos aos alunos que cada avaliação deve ser
encarada como uma oportunidade de se analisar e se preparar”, diz Giselle Magnossão, diretora na Colégio Albert Sabin. A escola subiu 7,89 pontos na média
do Enem e aumentou de 69% para 91% a participação dos alunos. Das 50 escolas,
apenas 16 melhoraram a média, composta pela nota na prova objetiva e na
redação. Para Teresinha Kiataqui, coordenadora do
ensino médio do Colégio Santa Amália - que cresceu
5,63 pontos -, o resultado vem da percepção que os alunos passaram a ter do
Enem. “Os estudantes sabem que a prova não serve só para fazer ranking, mas
para valorizar o conhecimento e testar habilidades e competências”, explica.
A melhora na nota também significou a melhora de posição no ranking: o Santa
Amália pulou da 47.ª posição em 2009 para a 35.ª em 2010. Everton Augustin,
diretor do Colégio Humboldt - que aumentou 5,67 pontos e foi do 48.º para o
37.º lugar da lista -, destaca que a escola investe no trabalho
interdisciplinar, bastante cobrado no Enem, não só no ensino médio, mas também
no fundamental. “Observamos os resultados dos alunos,
fazemos um controle da aprendizagem e realizamos simulados de
vestibulares e também do Enem”, diz. Seleção. Entre os colégios públicos que
aparecem no ranking das 50 melhores escolas de São Paulo do último Enem, o
destaque vai para as escola técnicas estaduais, as Etecs. A Etec São Paulo aparece em
5.º lugar - melhor posição ocupada por uma escola pública na lista da capital.
A nota subiu mais de 20 pontos. “A melhora é atribuída ao maior interesse dos
alunos no Enem, corpo docente, projeto pedagógico integrado e também ao fato de
a seleção dos estudantes se dar por meio de um
vestibulinho”, afirma Almério de Araújo, coordenador
de ensino médio e técnico do Centro Paula Souza.
O Estado de São Paulo