IFMA movimenta I Fórum de Experiências e Pesquisas em Proeja da Região
Nordeste I
26/11/2010
Diretores de campus, professores, coordenadores e demais técnico-administrativos do Instituto Federal do Maranhão estão contribuindo para o enriquecimento das discussões do I Fórum de Experiências e Pesquisas em Proeja da Região Nordeste I, que acontece em Teresina- PI, desde o último dia 24.
Na programação de encerramento desta sexta-feira, 26, constam mesa redonda com o tema “Educação, Trabalho e Diversidade no Proeja, além de diversas oficinas temáticas.
Para o professor de Gastronomia, do Campus Barreirinhas, Ronaldo Beleze, o evento é fundamental para auxiliar na criação de ferramentas que estreitam a relação de aprendizagem com o aluno. “No grupo de discussão – Material didático pedagógico para o Proeja – discutimos os métodos voltados para o ensino-aprendizagem, como a produção de vídeos e visitas técnicas, fundamentais para os cursos de Turismo e Hospedagem a serem oferecidos pelo Campus”, diz.
Na exposição de pôsteres e painéis, os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente - Campus Alcântara - apresentaram os projetos: “Memória e lugar: Alcântara revisitada”, “Léxico e cultura no ensino de linguagem”, “Contos e lendas: o lugar da cultura popular no ensino de literatura em cursos técnicos do Ifma”, “Produção de carvão vegetal na zona rural de Alcântara”. Segundo o professor orientador, Augusto Ângelo Nascimento, estas ações são resultados de projetos de pesquisas realizados no período de maio de 2009 a junho de 2010, como parte da disciplina de Língua Portuguesa, envolvendo trinta estudantes.
“Aqui estamos tendo a oportunidade de trocar conhecimentos com os alunos de outras regiões e mostrar nosso trabalho desenvolvido em Alcântara, área de preservação, privilegiada por abrigar uma instituição como o Ifma, que qualifica mão-de-obra para lidar com a tecnologia do novo mundo”, relata Stênio Silva, 45 anos, aluno do Curso Técnico em Meio Ambiente.
Valdalia Andrade
Fonte: