Ideb 2011: Mercadante se reúne com Estados para discutir resultados ruins do ensino médio

20/08/2012

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, vai se reunir com os 27 secretários estaduais de Educação nesta terça-feira (21) para discutir os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino médio, que é de responsabilidade dos Estados. Este nível de ensino alcançou resultados tímidos em 2011, com a nota chegando a cair em algumas UFs.

Além de ouvir os secretários, Mercadante também pretende ganhar apoio para os planos de reestruturação do ensino médio.

Entre as propostas, estão uma maior integração com o ensino técnico, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), e a criação de mais escolas de tempo integral. Não se descarta uma eventual injeção de recursos em programas do ministério voltados ao ensino médio.

Durante a divulgação do Ideb 2011, o ministro também reclamou do número de disciplinas que um aluno de ensino médio tem. A ideia é tentar reformular a grade, integrando as matérias em grandes áreas.

 

Queda

A nota do ensino médio em nove Estados diminuiu de 2009 para 2011. São eles: Acre, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Alagoas, Paraná, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Sul.

 

Do UOL, em São Paulo - UOL Educação - São Paulo, SP