I Encontro do Curso de Especialização do Projovem

A especialização teve início no dia 30 de agosto e vai até o dia 03 de setembro

 

13.09.2010

  

A Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) através da Unidade de Educação Profissional em parceria com o Instituto Superior Educacional Antonino Freire e o Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) realiza o Primeiro Encontro do Curso de Especialização do Projovem Campo Saberes da Terra. Essa é a primeira etapa de formação dos educadores que já participam educação dos jovens que integrantes do programa desde maio deste ano.

A especialização, que está sendo realizada no Centro de Treinamento do Emater teve início no dia 30 de agosto e vai até o dia 03 de setembro. A formação continuada dos educadores do programa seria executada pelo Instituto de Antonino Freire, mas como os recursos não foram repassados para a instituição formadora, por conta do período eleitoral, a Seduc em parceria com a SECAD/MEC assumiram essa etapa de formação dos educadores.

O Projovem Campo Saberes da Terras é um programa executado em todo o país e visa promover a educação de jovens integrada com a qualificação social e profissional para agricultores e agricultoras familiares que tenham entre 18 e 29 anos. A qualificação é uma condição para que o programa seja executado adequadamente. 200 educadores de 49 municípios do estado, além de coordenadores estaduais e regionais do programas, participam do curso.

No Piauí 2.150 alunos estão inscritos no Projovem Campo Saberes da Terra. A diferença entre o ensino repassado a eles e o repassado em escolas convencionais é que os professores de disciplinas como matemática repassam conteúdos afim de ensiná-los a resolverem os problemas do dia-a-dia.

Esse programa é muito importante para as pessoas que vivem no campo pois ele, além de repassar os conteúdos do ensino fundamental, ele passa ensinamento para a agricultura familiar. É preciso que os conteúdos repassados nas escolas sejam aplicados na agricultura familiar", comenta Eduardo Góes Oliveira, coordenador de educação no campo do Mec/Secad.

 

Fonte: Com informações do Jornal Meio Norte

 

Edição: Thayse Oliveira

 

Fonte:

 

http://180graus.com/cultura/i-encontro-do-curso-de-especializacao-do-projovem-357178.html