Haddad registra
melhora nos indicadores da educação, mas admite pouco avanço no ensino médio
04/10/2011
Agência Senado Nos últimos anos, o Brasil foi o terceiro país que mais evoluiu
no exame Pisa - que avalia os conhecimentos adquiridos por estudantes de 15
anos em várias partes do mundo -, embora o patamar alcançado ainda seja insatisfatório.
Esse dado, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, mostra a melhoria
do ensino fundamental brasileiro. Ele admitiu, no entanto, que o ensino médio
precisa de mais atenção. - Se é possível afirmar hoje que o ensino fundamental
respondeu aos estímulos governamentais, no caso do ensino médio os avanços têm
sido mais tímidos do ponto de vista da qualidade - reconheceu. O ministro
defendeu a diminuição da carga de conteúdos do ensino médio, "na direção
de um currículo mais enxuto e menos sobrecarregado" e disse que o governo
trabalha para que os jovens possam optar por pelo menos uma de duas
alternativas ao concluir a educação básica: seguir para o ensino superior ou
dedicar-se à educação profissional. Fernando Haddad participa de audiência
pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovida pela Comissão
de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Correio Braziliense