Haddad registra melhora nos indicadores da educação, mas admite pouco avanço no ensino médio

04/10/2011


Agência Senado Nos últimos anos, o Brasil foi o terceiro país que mais evoluiu no exame Pisa - que avalia os conhecimentos adquiridos por estudantes de 15 anos em várias partes do mundo -, embora o patamar alcançado ainda seja insatisfatório. Esse dado, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, mostra a melhoria do ensino fundamental brasileiro. Ele admitiu, no entanto, que o ensino médio precisa de mais atenção. - Se é possível afirmar hoje que o ensino fundamental respondeu aos estímulos governamentais, no caso do ensino médio os avanços têm sido mais tímidos do ponto de vista da qualidade - reconheceu. O ministro defendeu a diminuição da carga de conteúdos do ensino médio, "na direção de um currículo mais enxuto e menos sobrecarregado" e disse que o governo trabalha para que os jovens possam optar por pelo menos uma de duas alternativas ao concluir a educação básica: seguir para o ensino superior ou dedicar-se à educação profissional. Fernando Haddad participa de audiência pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

 

Correio Braziliense