Greve prejudica alunos da rede estadual do Rio
25/07/2011
Paralisação atinge, principalmente, alunos da EJA( Educação de Jovens e Adultos)
Um grupo de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) será prejudicado devido à greve de parte dos professores da rede estadual. Estudantes de 285 unidades escolares que possuem EJA não poderão ser alocados nesses colégios onde pelo menos um docente aderiu à greve. São 4.687 estudantes prejudicados, sendo 121 com algum tipo de deficiência.
O Estado possui 556 colégios com EJA. Em 271 unidades a alocação ocorreu normalmente, pois não tiveram professores em greve. Dos 51 mil professores regentes de turma, cerca de 2% aderiram ao movimento.
"Para a Secretaria, não é importante se a greve teve a adesão de um ou mais professores. O que importa é que os alunos ficam sem aulas. Prova disso é esse caso da EJA. Como esse segmento tem calendário e currículos diferenciados do ensino regular, alguns alunos ficam prejudicados", afirmou o subsecretário de Gestão do Ensino, Antônio Neto.
Na EJA, o período letivo, no lugar de ser um ano, é um semestre. Como não houve, ainda, o término do período, pois com um professor em greve o estudante ficou sem avaliação e sem ter sua nota lançada, não sabendo, portanto, se foi aprovado, ele não poderá se matricular no período seguinte. Para esse estudante se matricular, o semestre tem que estar concluído, inclusive com as aulas perdidas repostas.
"Só com o término da greve poderemos fazer um novo calendário. Esses alunos poderão se matricular apenas quando for concluído o período letivo", disse o subsecretário.
Jornal do Brasil
Fonte:
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/07/25/greve-prejudica-alunos-da-rede-estadual-do-rio/