Governo Federal institui o Escola de Fábrica

 

A lei sancionada nesta sexta-feira, 23, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva institui também o programa Escola de Fábrica para atender jovens entre 16 a 24 anos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. A nova lei resulta da Medida Provisória nº 251, de 14 de junho de 2005. O objetivo do programa é incluir jovens de baixa renda no mercado de trabalho e, este ano, atenderá 11,5 mil alunos.

Os beneficiados devem estar matriculados na educação básica regular da rede pública ou na modalidade de educação de jovens e adultos. Eles receberão bolsa-auxílio de até R$ 150,00 mensais ao participar de cursos de formação profissional. As aulas inaugurais do Escola de Fábrica começaram este mês e já aconteceram em quatro estados – Bahia, Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

O secretário-executivo do MEC, Jairo Jorge, ministrou a primeira aula do programa no dia 12, em Salvador, para 1,5 mil alunos, que receberão, nos próximos seis meses, qualificação técnica profissional. Entre os cursos oferecidos estão: serviços de informática, eletroeletrônica, construção civil, atendimento de vendas, marcenaria de portas, serviços de telecomunicação, movelaria, metalurgia, qualidade no atendimento ao cliente, tecnologia da madeira, serviços de costura, industrialização de esquadrias em madeira e industrialização e comercialização de produtos de agricultura familiar.

 Cauê André Melo Deco, 17 anos, aluno do Colégio Olavo Bilac, de Itambé, no Paraná, está otimista. Selecionado para o curso de agropecuária, ele espera que a Escola de Fábrica o ajude a escolher uma área profissional. “Como a produção agrícola sustenta a cidade, acredito que a formação nesse setor me dará boas chances no mercado”, disse.

Ainda nesta sexta-feira, 23, serão abertas inscrições para novos projetos do Escola de Fábrica. As empresas interessadas podem consultar a página eletrônica do MEC. Nela estará disponível a ficha cadastral para o envio de propostas de cursos.

 

Repórter: Susan Faria

 

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4304&catid=209