Governo Federal disponibiliza mais de 10 mil vagas do Projovem Trabalhador para MT

04/08/2011

 

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, estará nesta sexta-feira (05.08), em Cuiabá, para participar do ato de assinatura de convênio de mais de 10 mil vagas para implantação de núcleos do Projovem Trabalhador em Mato Grosso. A solenidade de assinatura do termo de compromisso está marcada para às 17h, no Palácio Paiaguás, e contará com as presenças do governador Silval Barbosa e da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, do senador Pedro Taques, que foi um dos principais articuladores da viabilização do projeto.

Neste ano, vários municípios de Mato Grosso serão contemplados com o programa, pela execução direta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), que viabilizou cinco mil vagas do programa para os jovens mato-grossenses.

Contudo, neste primeiro momento, seis municípios já serão beneficiados com a execução direta do Ministério do Trabalho, abrangendo as demais vagas. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Jaciara e Água Boa.

Ao todo, o Ministério do Trabalho direcionou 10.200 vagas para Mato Grosso, sendo que, no ato da assinatura, três mil vagas já estarão autorizadas para a Capital e Várzea Grande. Por parte do Governo do Estado, já está em fase de finalização do estudo de viabilidade sobre quais municípios serão contemplados.

Em junho deste ano, a secretária Roseli Barbosa, juntamente com o senador Pedro Taques, iniciou o trabalho de articulação junto ao ministro Carlos Lupi com o intuito de trazer para Mato Grosso o programa que beneficia jovens de baixa renda.

Para a secretária da Setas, Roseli Barbosa, a implementação do Projovem Trabalhador, que tem como público alvo jovens com idade entre 18 a 29 anos e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo, só vem a somar esforços com as ações já desenvolvidas pelo Poder Público com o foco de melhorar da qualidade de vida da população mato-grossense.

“Oportunizar aos nossos jovens condições de trabalho e geração de renda é um dos importantes passos para que Mato Grosso se consolide no cenário nacional, não só como maior produtor agrícola, como também o Estado que mais gera oportunidades de ascensão social à sua população”, observou Roseli Barbosa, agradecendo o senador Pedro Taques pela atuação em prol dos jovens de Mato Grosso.

De acordo com as normas previstas no convênio com o Ministério do Trabalho, a meta obrigatória é de que ao menos 30% ingressem no mundo do trabalho depois de formados. O programa será desenvolvido em parceria com a sociedade civil e iniciativa privada.

 

Fonte:

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=369222