Governo cumpre meta de expansão com entrega de 31 novas unidades
27 de dezembro de 2010
Com a entrega
de 31 unidades feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda,
27, o Governo Federal cumpre sua meta inicial de erguer 214 novas escolas
federais de educação profissional em todo país. Frutos da política de expansão
da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, as novas escolas vieram
acopladas a outros dois bons indicativos: um salto no número
de matrículas, que passou de 140 mil para 348 mil, desde 2005, e a contratação,
via concurso público, de mais de 12 mil professores.
Os avanços não
param aí. Outras 46 escolas estão em construção e devem ser entregues em 2011.
“A presidenta Dilma já terá escolas de educação profissional a inaugurar”,
destacou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Quando forem entregues, as
novas escolas somarão 260, todas fruto da política de
expansão. Ao todo serão 400 escolas, das quais 140 já existiam em 2003.
“Interiorizamos a educação profissional. Todas as mesorregiões brasileiras
contam com, no mínimo, um campus de instituto federal”, ressaltou Haddad.
Qualidade
Durante a
cerimônia realizada no Palácio do Planalto, Haddad destacou a qualidade dos
cursos oferecidos pela rede federal. “Exames nacionais e internacionais, como o
Pisa, atestam que a rede federal tem a melhor qualidade de ensino entre
instituições públicas e privadas”, relatou. Estudantes das escolas federais de educação
profissional obtiveram, no Programa Internacional de
Avaliação de Alunos (Pisa), notas superiores às de estudantes de países
desenvolvidos.
Até o final de
2012, quando todas as escolas estiverem em funcionamento, a previsão é de 600 mil matrículas em todo o país. Os investimentos
para expansão da rede alcançaram R$ 979 milhões dos R$ 1,1 bilhão previstos.
Estes recursos são aplicados em infraestrutura
física, mobiliário e equipamentos. As novas escolas têm capacidade de atender,
em média, 1,2 mil alunos e contam com 60 professores e 40 técnicos
administrativos cada uma.
Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: Educação profissional, Institutos federais
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