Governador entrega mais de 500 certificados do ProJovem
08/04/2011
"Eu era um menino que gastava o dinheiro que minha mãe me dava com festa e bebida. Não sou mais assim. Hoje, eu sou um homem e virei empresário". Esta é a declaração meio tímida, mas ao mesmo tempo orgulhosa e autoconfiante de Antonio Otávio Lopes de Brito, 20 anos. Ele foi o representante dos 1.575 alunos do programa ProJovem de Teresina na solenidade de entrega de certificados que aconteceu nessa quinta-feira (7) no Palácio de Karnak.
Quem julga Otávio apenas por seu visual e cabelo com luzes talvez nunca o levasse a sério. Ele mesmo confessa sem pudores que “não queria nada com a vida, só diversão”, até perceber, através do ProJovem, que sua postura perante a vida não lhe levaria muito longe. “Foi um professor que me mostrou que eu tinha que administrar meu dinheiro, como eu tinha que me portar. Hoje, eu tenho duas tendas de Guaraná da Amazônia, estou pensando em abrir a terceira e em crescer mais ainda”, declarou o jovem que mora no bairro Renascença 3 e que, hoje, ao invés de gastar o dinheiro da mãe, ajuda em casa.
A aparência pode até não ter mudado muito, mas a mentalidade, sim. Histórias como a de Otávio não são difíceis de se encontrar entre os concludentes do ProJovem, programa que atendeu no Piauí, apenas em 2010, a 10 mil pessoas entre 18 e 29 anos que estavam desempregadas e tinham renda per capita familiar inferior a um salário mínimo. Elas ganharam qualificação de 350 horas em diferentes áreas - chamadas Arcos Ocupacionais -, uma bolsa de R$ 100 por seis meses, mas acima de tudo, cidadania.
“O caso do Otávio é o mesmo de muitas pessoas que entram no programa e um dos grandes diferenciais são as primeiras 100 horas que trabalham o jovem como cidadão, mostram que ele pode empreender, ensinam a como falar em público, administrar o dinheiro”, explica o professor e coordenador do ProJovem Renascença, Francisco Oliveira.
Ele explica que, no início, muitos dos alunos até entram no programa pensando apenas na bolsa, mas depois descobrem que podem trabalhar e caminhar com suas próprias pernas. “A transformação é grande. Eles chegam olhando para baixo e saem com a autoestima muito elevada. Descobrem que são iguais a todo mundo. Posso dizer que eles entram analfabetos em cidadania e saem cidadãos”, compara o professor.
Conquistas
Na cerimônia de entrega dos certificados, a coordenadora estadual do ProJovem, Lélia Eulálio Dantas, comemorou o fato de que o Piauí sempre atingiu uma meta importante do programa: desde 2008, o Estado sempre conseguiu que, pelo menos, 30% dos alunos conseguissem trabalho. “Em 2010, atuamos em 60 municípios e nos três últimos anos já atingimos a 133 cidades. A nossa meta é levar o programa para todo o Piauí”, pontua.
A secretária estadual de Trabalho e Emprego, Larissa Maia, destacou também outro ponto positivo. “O Piauí é o Estado com um dos menores números de evasão do ProJovem: apenas 1,45%. Isso mostra o quanto o programa é inspirador e transformador; canaliza e orienta o jovem mexendo com o seu entorno, a família, a comunidade”, descreve.
O governador Wilson Martins parabenizou a todos os envolvidos na ação e falou que o ProJovem tem importância primordial para o Estado que passa por um boom de crescimento com a chegada de diversas e grandes empresas. “Nós estamos precisando de mão-de-obra qualificada e o ProJovem é um grande passo. Não existe presente nem futuro sem a juventude”, declarou em discurso.
Vida
Diversos alunos do curso estavam ansiosos para receber seus certificados, como a dona-de-casa Solângela Maria dos Santos, de 30 anos. Ela trabalha como consultora, vendendo produtos de beleza para as amigas e diz que melhorou muito sua capacidade empreendedora após o Arco de Administração do ProJovem.
Bruno Alex Gomes Dutra, de 19 anos, também fez o Arco de Administração e conseguiu até emprego de estagiário durante o curso. “Trabalhei por dois meses em uma loja de departamentos. Foi uma grande experiência. Aprendi agilidade e aplicar meus conhecimentos”, declarou.
Na solenidade de entrega dos certificados, no Palácio de Karnak, estiveram presentes, ainda, a superintendente do Ministério do Trabalho, Paula Mazullo, representando o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Luppi; os deputados Ismar Marques, representando a Assembleia Legislativa; o deputado estadual Hélio Isaías; o secretário de Governo, Wilson Brandão; o prefeito de Teresina, Elmano Férrer; e representantes de entidades ligadas ao empreendedorismo.
Wilson Martins
Fonte:
http://www.vooz.com.br/noticias/governador-entrega-mais-de-500-certificados-do-projovem-60754.html