Fronteira Brasil-Uruguai tem cursos técnicos binacionais
21/11/2010
O Instituto Federal Sul-rio-grandense lançou os dois primeiros cursos técnicos binacionais do país. Em cerimônia realizada em Rivera, no Uruguai, o reitor Antônio Carlos Barum Brod assinou o acordo de cooperação interinstitucional com o Consejo de Educación Tecnico Profesional da Universidad del Trabajo del Uruguay (CETP-UTU) e oficializou as atividades na fronteira. O início das aulas está previsto para março de 2011.
Durante a solenidade, que contou com a participação de autoridades dos dois países, dirigentes das instituições de ensino apresentaram os cursos binacionais ao público e afirmaram que ambos terão dupla certificação. As inscrições para o processo seletivo começam no dia 25 de outubro e vão até 20 de novembro. As provas serão aplicadas em 12 de dezembro.
“Estamos realizando o sonho de integrar Brasil e Uruguai pela educação e garantir um futuro melhor para os jovens dos dois países”, ressaltou Brod. O reitor lembrou ainda que o curso técnico em informática para internet, que será oferecido pelo campus avançado Santana do Livramento do Instituto Sul-rio-grandense, e o curso técnico em controle ambiental, ofertado pela CETP-UTU, abrem novas perspectivas para que jovens brasileiros e uruguaios tenham um futuro promissor e possam colaborar para o desenvolvimento regional.
O projeto das Escolas de Educação Profissional de Fronteira visa a oferta de educação técnica à população das cidades fronteiriças, com o objetivo de promover o desenvolvimento, por meio de cursos técnicos indicados pela demanda local, e incentivar a integração entre o Brasil e os demais países da América do Sul.
A parceria entre o instituto e o CETP-UTU começou há quatro anos, em uma reunião realizada em Montevidéu com a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. O objetivo do MEC é que todos os campi dos institutos federais localizados em região de fronteira tenham o caráter binacional.
Assessoria de Imprensa do Instituto Federal Sul-rio-grandense
Palavras-chave: Educação profissional, Institutos federais, Setec
Fonte: