França vai cooperar com o Brasil
Alfabetizado
25/04/2003 12:33
O Programa Brasil Alfabetizado pode contar com a cooperação do governo francês. A informação é da assessora para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação, embaixadora Vitória Alice Cleaver. Ela disse que o Grupo de Trabalho Franco-brasileiro de Cooperação Científica e Técnica se reúne terça-feira, 29, às 15h, no MEC, para elaborar a pauta da Educação, que faz parte da agenda de trabalho da comissão que trata do acordo de cooperação bilateral.
Segundo a embaixadora, “a França já indicou que quer cooperar com o programa de alfabetização”. Hoje, o intercâmbio na área de Educação tem papel destacado, principalmente no ensino superior. “É um dos acordos mais antigos. Data de 1949”, lembra.
A próxima reunião será realizada em julho, em Paris. A assessora adianta que a reunião objetiva “adequar o acordo às prioridades do governo Lula”. Ela salienta que o Brasil tem acordos de cooperação na área de Educação, “da maior importância”, com vários países europeus e com a União Européia.
Parceria – Vitória Cleaver destacou o caráter de parceria, que no caso francês permite a formação tanto de estudantes brasileiros em instituições de ensino superior francesas, quanto de franceses que se formam ou se aperfeiçoam no Brasil.
A reunião do Grupo de Trabalho terá a participação de representantes das sete secretarias do MEC, técnicos do Itamaraty, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) e representantes do governo francês.
Na terça-feira, dia dia 29, o ministro da Educação, Cristovam Buarque, almoça na embaixada da França com o embaixador Alain Rouquie para tratar do assunto.
Reporter: Paulenir Constâncio
FONTE: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasDiaImp.asp?id=3469