Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 77 - 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2005

 

Formare é exemplo em Natal

 

A coordenadora do setor de desenvolvimento humano da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), Maria Helena de Oliveira, foi uma das responsáveis pelo curso de capacitação das instituições credenciadas pelo projeto Escola de Fábrica. Ela apresentou, em São Paulo, a experiência com a formação profissional de jovens de baixa renda realizada em uma fábrica têxtil que a companhia mantém em Natal.

 

O projeto Formare também mantém unidades de formação em fábricas da empresa em Campina Grande (PB) e em Blumenau (SC). Na capital potiguar, o projeto foi iniciado em setembro de 2003, com aulas de formação de operadores de produção têxtil. A experiência foi concorrida. Na primeira turma, foram inscritos 400 alunos. Na segunda, 700. Dos 20 estudantes formados, 11 foram contratados após a formatura.

 

Para selecionar os alunos, são avaliados os conhecimentos gerais. Depois, os selecionados passam por uma entrevista psicológica e são visitados em casa.

 

O curso do projeto Formare na Coteminas tem três módulos, cada um de 11 semanas, com 800 horas de aulas. Para Maria Helena, a experiência mexe com a auto-estima dos jovens e

os capacita para a vida, não somente para o trabalho.

 

 

FONTE

http://www.mec.gov.br/news/boletim_semtec.asp?edicao=49