Formação de educadores debate forma para tornar ensino médio mais dinâmico

Durante o encontro, os educadores vão estudar os três primeiros módulos referentes ao ensino médio.

01/08/2014

Com o objetivo de discutir novos parâmetros para a educação, um grupo formado por 22 educadores participa em Palmas da 1ª Formação de Formadores Regionais do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A abertura do encontro foi nesta quinta-feira, 31.

Durante o encontro, os educadores vão estudar os três primeiros módulos referentes ao ensino médio, abrangendo os diversos aspectos do ensino, como a juventude, a formação humana, o jovem como sujeito, os currículos e seus desafios para a formação integral do ser humano.

A formação ajuda a construir e a reconstruir os projetos pedagógicos, e nessa nova abordagem, se pensa no jovem como sujeito e a educação tendo que ser integral, observando as diferenças de cada região”, ressaltou a coordenadora dos trabalhos de formação, Juliana Ricarte Ferraro.

Para a coordenadora da Educação Básica da Seduc, Sâmia Carvalho, a formação dos professores vai possibilitar o acesso a novas informações e abordagens pedagógicas. “A ideia é fortalecer todas as iniciativas voltadas para o ensino médio, como o Programa de Ensino Médio Inovador (Proemi) e a capacitação dos formadores regionais, que serão responsáveis por compartilhar a formação com os professores na própria escola”, ressaltou.

Nos primeiros módulos de estudo, um dos pontos abordados com os educadores será a utilização da tecnologia, como as redes sociais, como ferramenta de diálogo. De acordo com a professora Verônica Feitosa, da Diretoria Regional de Gestão e Formação de Araguaína, o evento será importante para abordar novas formas de lidar com a juventude no ambiente educacional, levando em consideração as novas tecnologias. “O estudante do ensino médio tem muita informação, domina a tecnologia e os professores devem propor aulas dinâmicas, vivências, em vez das aulas meramente bancárias”, frisou.

A Formação de Formadores Regionais do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio está sendo ministrada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O encontro segue até o próximo sábado, 2. 

 

Fonte:

http://surgiu.com.br/noticia/163981/formacao-de-educadores-debate-forma-para-tornar-ensino-medio-mais-dinamico.html