Folha
Online, 08/07/2006 - São Paulo SP
Filosofia
e sociologia serão obrigatórias no ensino médio
Simone
Harnik da Folha de S.Paulo
As disciplinas de filosofia e
sociologia vão se tornar obrigatórias no ensino médio. A decisão foi aprovada
ontem, com um parecer do Conselho Nacional de Educação, e deve ser homologada
nas próximas semanas pelo ministério. A partir daí, as escolas terão um ano
para ajustar a grade curricular. A mudança afeta os Estados que não oferecem as
disciplinas --que terão ainda os custos de contratação de professores-- e a
rede particular de ensino. Para as escolas com sistema de currículo flexível,
ou seja, que não ensinam por meio de matérias, mas sim de conteúdos, não vai
haver necessidade de alterações.
Hoje em dia, 17 Estados já oferecem
as duas matérias de maneira obrigatória, duas de forma optativa e seis não
oferecem. Pela lei atual, que vai ser modificada, é preciso transmitir os
conteúdos dessas áreas, mas não necessariamente na forma de disciplina --os
conteúdos podem, por exemplo, ser passados nas aulas de história. De acordo com
o relator do parecer, o conselheiro Cesar Callegari, originalmente a
idéia era fixar um prazo mais curto, de seis meses, para a adaptação dos
sistemas educacionais. Mas, por causa do ano eleitoral, esse prazo foi
ampliado.
Conseqüências - As conseqüências
da aprovação da medida pelo conselho nacional e sua homologação no Ministério
da Educação, segundo ele, serão amplas. "Vai ser preciso contratar
professores, readequar currículos, formular material didático, determinar o
programa das matérias e criar programas para a capacitação de professores, pois
muitos dos licenciados não vinham trabalhando na área, já que as matérias
estavam fora do currículo", afirma. Para o presidente do Sieesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado
de São Paulo), José Augusto de Mattos Lourenço, a mudança é negativa. "A
inclusão dessas novas disciplinas é totalmente absurda. Isso vai engessar as
escolas, que tinham liberdade para montar sua grade curricular."
Segundo ele, os colégios deverão
diminuir a carga horária de outras disciplinas para acrescentar as novas
matérias. "Se for para aumentar a quantidade de aulas, com certeza isso
terá reflexo no valor da anuidade", acrescenta. A reivindicação da obrigatoriedade
das duas disciplinas começou em 1998. Para a Apeoesp (sindicato dos professores
do Estado de São Paulo), a medida está relacionada à qualidade do ensino
humanista. Na rede estadual paulista, de acordo com a presidente em exercício
do sindicato, Maria Izabel Azevedo Noronha, os impactos não devem ser tão
grandes. "As disciplinas já foram instituídas no ensino médio e há
professores para ministrá-las", aponta.