> Zero Hora, 13/04/2007 -

Porto Alegre RS

Filosofia e sociologia no Ensino Médio a partir de 2008

 

A partir de 2008, a oferta das disciplinas de filosofia e sociologia no Ensino Médio será obrigatória nas escolas gaúchas. 

A medida foi aprovada na quarta-feira pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEED/RS) durante plenária em Santo Antônio da Patrulha. Prevendo a carência de profissionais habilitados, o parecer do CEED autorizou bacharéis em Sociologia e em Filosofia com outras licenciaturas plenas a dar as disciplinas até 2012. Também será permitido que licenciados em História e em Pedagogia que comprovem pelo menos 120 horas de disciplinas de filosofia ou de sociologia no seu histórico lecionem pelos próximos cinco anos. A presidente do CEED, Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca, explica que, com a suspensão da obrigatoriedade das aulas de filosofia e sociologia no país desde 1971, a procura por essas licenciaturas caiu.

- Estamos dando esse prazo para que a falta de professores não prejudique o ensino das matérias - diz. Escolas privadas criticam obrigatoriedade - O CEED determina que, durante os três anos do Ensino Médio, sejam oferecidos dois períodos de cada disciplina distribuídos em qualquer uma das séries.

A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, diz que se manifestará somente após o parecer ser publicado oficialmente. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe), Osvino Toillier, lamenta que as disciplinas tenham se tornado obrigatórias. - Não questiono a importância dos temas, mas a obrigatoriedade. Na rede privada, a maior parte das escolas oferece filosofia e poucas têm sociologia, mas muitas contemplam seus conteúdos em outras disciplinas - diz Toillier.