Experiência brasileira ajuda reforma da educação profissional no Paraguai

11/03/2008 12:55:36

 

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) está articulando uma cooperação para apoiar a reforma da educação profissional paraguaia. De 12 a 14 de março, a Setec receberá a chefe de gabinete do Vice-Ministério da Educação do Paraguai, Alcira Sosa, e a diretora de Ensino Técnico, Ligia Elisabeth Larrinegabe. Elas irão conhecer os projetos prioritários da secretaria e programar intercâmbios entre os dois países.

Segundo Márcia Moreschi, da Assessoria Internacional da Setec, a cooperação servirá para definir linhas estratégicas para a educação profissional do Paraguai, a partir da experiência brasileira. Em seguida, serão definidas algumas atividades de capacitação de diretores paraguaios. As áreas de atuação serão determinadas posteriormente, mas já se pode antecipar a questão do desenho curricular. De acordo com Márcia, o Paraguai necessita elaborar referenciais curriculares nacionais. Mas para desenvolver esses referenciais, será preciso que professores ou assessores do MEC, devidamente capacitados pela Setec, atuem como multiplicadores no Paraguai.

Numa segunda etapa, serão programadas visitas a instituições federais de educação tecnológica no Brasil. Nelas, os profissionais da educação paraguaia poderão aproveitar a experiência brasileira sobre gestão escolar, elaboração de conteúdos pedagógicos e a metodologia de ensino e aprendizagem.

 

Assessoria de Imprensa da Setec

 

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10020&interna=6