Exame será feito por 840 mil pessoas em cinco estados e no Distrito Federal

19/09/2008 12:03:41

 

Mais de 840 mil pessoas devem participar, este ano, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova será aplicada em 13 e 14 de dezembro. No total, 649 municípios de cinco estados e o Distrito Federal aderiram ao exame, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em parceria com as secretarias de educação estaduais e municipais. A adesão é voluntária. 

A proposta do Encceja é avaliar competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso à escolaridade regular na idade própria. O participante que atingir a pontuação mínima exigida recebe o certificado de proficiência da etapa de ensino na qual se inscreveu (fundamental ou médio). Caso o estudante more em uma cidade que não tenha aderido ao exame, ele pode se inscrever no município mais próximo, no qual a prova venha a ser aplicada. A inscrição, gratuita, deve feita pela internet, na página eletrônica do Inep, ou pelos Correios, de 6 a 31 de outubro.

Os interessados podem se inscrever para todas as áreas de cada etapa ou para apenas uma das avaliadas. Portanto, têm como obter a certificação em cada prova separadamente.

No ensino fundamental, as disciplinas são língua portuguesa, língua estrangeira moderna, educação artística e educação física, história e geografia, matemática e ciências naturais. No ensino médio, a certificação abrange linguagens, códigos, ciências humanas, matemática e ciências da natureza.

 

Assessoria de Imprensa do Inep.

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11274