Exame do ensino médio recebe inscrições de estudantes até 15 de junho

 

Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todos os estudantes que vão concluir o ensino médio este ano ou que já o concluíram em anos anteriores podem participar. Entre eles, os da educação de jovens e adultos (antigo supletivo).

Atualmente, 560 instituições de ensino superior utilizam o Enem para substituir ou complementar seus processos seletivos. Além de poder comparar o desempenho com o dos demais alunos, o estudante que participa do exame tem outros benefícios, como a chance de participar do Programa Universidade para Todos (ProUni). Neste primeiro semestre, 97.072 participantes do Enem de 2006 foram contemplados com bolsas de estudos. O ProUni utiliza a média geral do participante no exame para fazer a classificação.

O Enem verifica o nível de conhecimento, as competências e habilidades que os estudantes adquiriram durante o ensino médio. Para resolver as questões, os alunos precisam pensar,  interpretar, analisar e utilizar informações disponíveis não só nos livros, mas também em jornais, revistas, televisão e internet, na natureza e em sua própria experiência de vida.

De acordo com o coordenador-geral do Enem, Dorivan Ferreira, o estudante pode fazer uma auto-avaliação e descobrir suas possibilidades individuais para resolver problemas cotidianos. “Eles devem saber, por meio do exame, se o que aprenderam durante a educação básica está servindo para torná-los cidadãos hoje”, afirmou Ferreira.

Em 2006, a nona edição do exame recebeu 3.731.925 de inscrições. A prova foi aplicada simultaneamente em 800 municípios. Este ano, participarão mais de quatro milhões de estudantes. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do Enem.

 

Cíntia Caldas

 

Atualizada em 15 de maio de 2007 às 17h50

 

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8177&catid=211