Estudantes do ensino médio buscam se preparar para o mercado de trabalho

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são desenvolvidos nas escolas que trabalham na modalidade de jornada ampliada

19/09/2014

 

Estudantes da capital estão em busca de qualidade de vida, qualificação profissional, emprego e renda. Foi o que constatou a pesquisa “Ouvir para Agir”, realizada pela Secretaria de Estado da Juventude.  O levantamento, feito entre os meses de agosto e setembro, envolveu 705 jovens entre 15 e 29 anos de escolas publicas, particulares e universidades da capital.

No Tocantins, projetos da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) vão ao encontro dos anseios desta parcela da população por meio da oferta de programas que integram o ensino médio ao técnico e profissionalizante. Além de preparar o aluno para o ingresso na universidade, a rede estadual também contribui para inserir o estudante no mercado de trabalho. Atualmente, cerca de 20 escolas estaduais oferecem estas modalidades de ensino, atendendo a mais de 2.800 estudantes.

“Com a oferta dos cursos a intenção é que os alunos concluam o ensino médio e após esse período já sejam absorvidos pelo mercado de trabalho. Todas as ações executadas pela Seduc no ensino médio têm o intuito de fortalecer essa modalidade de ensino, primando também pela formação continuada do professor, valorizando o profissional da educação e elevando a qualidade do ensino ofertado na rede estadual”, destacou a diretora de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Malu Macêdo.

 

Ensino médio integrado

 

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são desenvolvidos nas escolas que trabalham na modalidade de jornada ampliada. A oferta dos cursos leva em consideração o potencial econômico de cada localidade e podem abordar áreas como Administração, Agropecuária, Vendas, Comércio, Logística, Agente Comunitário de Saúde, Música, Suporte e Manutenção em Informática, Turismo, Zootecnia e Agronegócio.

O Colégio da Polícia Militar de Palmas é umas das unidades de ensino que permite aos estudantes optar em cursar o ensino médio regular ou o técnico integrado. A escola tem na grade o curso técnico em Redes de Computador e Música.

Gabriel Estevão Cardoso, de 16 anos, cursa o 2º ano e conta que optou o curso de Redes buscando um diferencial para o currículo profissional. “Se há a possibilidade de escolher entre o ensino médio normal e o técnico, acho que fazendo o técnico vai ser mais completo e vou ter esse algo a mais no meu currículo na hora de conseguir um emprego, além de ter uma noção mais real do que é um curso nessa área na faculdade”, ressaltou.

 

As aulas práticas são as que mais chamam a atenção da aluna Thaynara Santana Marques, de 17 anos, que também cursa o 2º ano de Redes em Computadores. Segundo a estudante, o curso técnico vai ser relevante para a profissão que irá seguir independente da área escolhida. “Ainda não sei se vou fazer Direito ou Informática, mas acho que em qualquer área hoje os profissionais precisam estar cada vez mais preparados na área de Informática. Até as profissões mais simples exigem que você tenha um mínimo de conhecimento e aqui aprendemos muito mais que isso. É curso bem completo”, frisou.

De acordo com o professor do curso de Redes em Computadores, Frederico Pires Pinto, muitos dos ex-alunos da unidade de ensino ingressaram no mercado de trabalho assim que concluíram o ensino médio. “Além das disciplinas comuns do ensino médio aqui eles têm aulas teóricas e práticas desenvolvidas nos laboratórios da escola, além de participarem de cursos complementares e projetos extras realizados em parceria com universidades. O aluno sai com esse diferencial de estar apto a trabalhar com programação e desenvolvimento de softwares. Temos muitos alunos que saíram do colégio e já estão atuando na área trabalhando em grandes empresas”, destacou.

 

Educação de Jovens e Adultos

 

Já na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, em Palmas, o curso técnico em Enfermagem é ofertado pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Educação Profissional Técnica de Nível Médio / Ensino Médio (Proeja).

De acordo com a coordenadora do curso, Shirley Stofel, o objetivo maior do curso voltado a pessoas com mais de 18 anos é promover o retorno dos estudantes à sala de aula. “É uma grande oportunidade para voltar à escola e descobrir o interesse pela área da Saúde. Os alunos têm as aulas do núcleo comum como Português e Matemática e as da área de Enfermagem. Além das aulas práticas no laboratório, a partir do 4º período, eles passam a estagiar em Unidades de Saúde da Família, no Hospital Geral de Palmas e no Hospital Infantil”, ressaltou.

A estudante Kátia Aires Ribeiro, de 34 anos, faz parte do grupo de estudantes que está voltando à sala de aula. Depois de passar um longo período com a mãe hospitalizada, ela decidiu retomar os estudos e se tornar uma técnica de Enfermagem. “Durante esse tempo que fiquei no hospital passei a admirar o trabalho que as técnicas faziam com tanto gosto e pensei que poderia também ser uma delas para cuidar das pessoas doentes. Já fiz o primeiro estágio colocando em prática o que estou aprendendo no curso e quero ser uma ótima profissional dando o melhor de mim para os pacientes”, enfatizou.

Já Ismael Gonçalves, de 36 anos, viu no curso técnico em Enfermagem uma oportunidade de dar o primeiro passo rumo ao sonho de ser médico. “Eu já tinha essa vontade de voltar à escola e quando fiquei sabendo resolvi me inscrever e estou gostando muito das aulas. Essa vai ser uma boa base para começar a carreira que pretendo seguir, que é a medicina”, explicou o aluno do 1º período.  

 

 

Pesquisa

A pesquisa “Ouvir para Agir” faz parte de uma série de ações previstas no Estatuto da Juventude com o objetivo de desenvolver um diagnóstico atualizado sobre as reais necessidades dos jovens das principais cidades do Brasil. “Essa pesquisa já está nos ajudando a planejar melhor nossas próximas ações. Os sonhos dos jovens são a base de nossas ações. Nossa busca agora, mais do que nunca, é desenvolver mecanismos para conseguir desenvolver projetos que estimulem o jovem a conseguir trabalhar feliz, com produtividade, conhecimento e qualidade de vida”, afirmou o secretário da Juventude, Rolf Costa Vidal.

 

 

Fonte:

http://surgiu.com.br/noticia/170158/estudantes-do-ensino-medio-buscam-se-preparar-para-o-mercado-de-trabalho.html