Portal MEC, 02/05/2006 - Brasília DF
Estudante fará prova do Enem perto de casa
Raquel Maranhão Sá
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com algumas novidades este ano. O local das provas, por exemplo, passa a ser determinado pelo endereço marcado no ato da inscrição. Ou seja, o estudante fará a prova o mais próximo possível de casa. Antes, prevalecia a ordem alfabética. Agora, os concluintes do ensino médio podem se inscrever também pela internet, opção antes restrita aos estudantes que tinham completado a educação básica em anos anteriores. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho próximo.
O exame, criado há nove anos, avalia o conhecimento adquirido ao longo dos anos pelos alunos da última série do ensino médio de escolas públicas e privadas, mas pode ser realizado, também, por egressos. Em 2005, inscreveram-se mais de três milhões de estudantes e 2,2 milhões fizeram a prova. A crescente demanda pode ser atribuída ao uso do resultado nos processos seletivos de mais de 400 instituições de ensino superior e no Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas de estudos de acordo com as notas obtidas pelos alunos.
Candidatos — Os concluintes do ensino médio somente farão as inscrições na internet se a escola fizer esta opção. Caso contrário, terão de preencher as fichas enviadas aos estabelecimentos de ensino. Os alunos das escolas públicas e egressos com declaração de carência continuam isentos do pagamento da taxa inscrição, no valor de R$ 35,00. Os demais candidatos devem pagar a taxa na rede bancária até a data do vencimento. A efetivação das inscrições dos alunos matriculados nas escolas públicas está condicionada à confirmação, pela instituição de ensino, no período de 5 a 17 de junho, de que o candidato está regularmente matriculado. Inscrições e mais informações na página eletrônica do Enem.