O Estado de São Paulo, 10/04/2003 - São Paulo SP

Estrelas do Real Madrid no 'Brasil Alfabetizado'

Ministro Cristovam Buarque foi além de Ronaldo e fechou acordo com o clube espanhol

Sandra Sato

 

BRASÍLIA - Não só o jogador Ronaldo, mas qualquer outro atleta do time do Real Madrid poderá participar de propagandas da campanha "Brasil Alfabetizado", do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro da Educação, Cristovam Buarque, assinou ontem com o presidente do Real Madrid, Florentino Peres, um convênio de colaboração para que o governo brasileiro possa usar a imagem do clube e de seus jogadores na campanha de erradicação do analfabetismo no Brasil. Não será cobrado cachê do ministério.

 

Logo após a assinatura do convênio, o ministro disse que seu objetivo "é usar o prestígio dos jogadores para atrair jovens entre 15 e 24 anos". Esse público tem como ídolos Ronaldo e Roberto Carlos, jogadores da Seleção Brasileira pentacampeã do mundo que atuam no Real Madrid. Cristovam revelou que o próximo passo será o de sensibilizar artistas a estimularem os analfabetos adultos a estudar.

 

Durante a passagem pela Espanha, o ministro Cristovam não conversou com Ronaldo. Mas garante que o jogador foi consultado pelos dirigentes do clube em quatro oportunidades e teria concordado em participar da campanha. A assessoria do craque, porém, afirmou ontem no Rio não ter sido procurada para   uma participação em outra campanha que não a do Fome Zero. Ronaldo teria manifestado intenção de concentrar seus esforços no Fome Zero.

 

Ainda segundo o ministro, o jogador não teria comparecido ao evento de assinatura do convênio por estar cansado e chateado com as vaias recebidas no jogo de anteontem (contra o Manchester United). O convênio com o Real Madrid é válido por três anos e meio, coincidindo com o período restante do mandato de Lula. O clube autoriza "de forma expressa" o uso da imagem oficial do Real Madrid na campanha, bem como de alguns dos jogadores sem especificar os seus nomes. O MEC poderá usar as instalações do clube, em data previamente acertada, para produzir anúncios. O conteúdo das peças publicitárias será submetido ao clube.

 

Inédito - Em nota à imprensa, o Real Madrid ressalta que esta é a primeira vez que um clube de futebol apóia um programa dessa natureza. Informa ainda que em breve os jogadores do clube irão protagonizar anúncios da campanha de alfabetização que tem como slogan "Faça um gol de letra". O Real Madrid tem acordo com a Unesco, que decretou os próximos dez anos como a "década da alfabetização", para     participar de campanhas também em outras partes do mundo.

 

A intenção do governo é montar um time de estrelas em todas as atividades para promover a alfabetização. A partir da próxima semana, serão convidados a atriz Fernanda Montenegro, o jogador Ronaldinho Gaúcho e os cantores Chico Buarque e Caetano Veloso para a campanha. O objetivo de Cristovam Buarque é estabelecer programas em todo o País para que os analfabetos possam ter, durante seis meses, aulas três vezes por semana durante duas horas.

 

Jorge Werthein, diretor da Unesco no Brasil e que também esteve em Madri para a assinatura do acordo, afirma que agência da ONU está apoiando plenamente a iniciativa do governo. A Unesco ainda pede que o compromisso de erradicar o analfabetismo não seja apenas do governo, mas de toda a sociedade. "O Brasil precisa de um pacto nacional", afirma Werthein. Uma prova desse compromisso da sociedade será dado, segundo ele, na semana que vem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade assinará acordo com Ministério da Educação para alfabetizar três milhões de brasileiros. (Colaboraram Jamil Chade e Michel Castellar)