Estados do Nordeste lideram em abandono escolar no ensino médio
11/07/2011
O abandono
escolar no ensino médio, muitas vezes reflexo da necessidade de entrada no
mercado de trabalho, da grande defasagem idade/série e de alunos
desestimulados, é maior entre os estudantes do Nordeste. Entre os dez Estados
com maior índice de abandono, sete são dessa região -dois
são do Norte (Pará e Amapá) e um do Sudeste (Rio). Na rede estadual de Alagoas,
a taxa de abandono chegou a 21% em 2010, a maior do Brasil. O secretário de
Educação, Adriano Soares da Costa, diz acreditar que o abandono ocorre porque faltam sistema de transporte e prédios com boa infraestrutura. Segundo ele, greves e ausência de alguns professores
também desestimulam os alunos. Com o objetivo de tentar minimizar o problema,
no ano passado foi implantado, com o apoio do MEC e do Pnud (programa das Nações Unidas), o Geração Saber,
que destina verbas para a melhoria da qualidade do ensino e da infraestrutura.
O secretário afirma ainda que uma prova estadual será aplicada em todos os alunos para identificar deficiências. No Pará, onde o índice de abandono é de 20,8%, uma prova anual para avaliar os alunos também deve ser adotada a partir de 2012. Segundo Nilson Pinto, secretário da Educação, o problema acontece devido à má qualidade do ensino, às constantes greves e ao fato de muitos alunos chegarem com idade avançada ao ensino médio, o qual precisam abandonar para entrar no mercado de trabalho. Um currículo pouco atrativo para alunos que já trabalham e frequentam o ensino médio no período noturno é um dos motivos apresentados pela secretária Betânia Ramalho, do Rio Grande do Norte, onde a taxa é de 20,4%. Segundo ela, haverá uma reforma curricular para integrar o ensino médio à formação profissionalizante. Uma reforma no ensino médio também será usada, segundo o secretário Afonso Scocuglia, para melhorar o índice na Paraíba, de 20,3%.
LUIZA BANDEIRA / LUCIANA DYNIEWICZ DE SÃO PAULO
> Folha de São Paulo, São
Paulo SP