Estados
criam programas para preparar alunos para o Enem
29/ 10/ 2012
Depois
que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi transformado em vestibular, em
2009, diversas secretarias de Educação têm criado e fortalecido projetos de
apoio à preparação para o exame. São programas que, em geral, funcionam no
contraturno ou aos finais de semana.
No
Estado de Santa Catarina, a secretaria fechou, em 2009, uma parceria com a
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que desde 2003 mantinha um curso
pré-vestibular voltado exclusivamente a alunos de escola pública e pessoas
carentes. A iniciativa se espalhou por outros municípios catarinenses e hoje já
são 3,1 mil vagas.
Além
das aulas que seguem o formato de outros cursinhos pré-vestibulares, o programa
oferece também os Aulões Pró-Enem, que são aulas
realizadas em ginásios e auditórios de escolas da rede, sempre aos sábados, com
a revisão dos principais conteúdos exigidos pelo exame. "Entendemos que
esses programas de apoio têm um começo, um meio e um fim", diz a gerente
do ensino médio da Secretaria da Educação de Santa Catarina, Maike Kretzschmar Ricci.
Segundo
o secretário, o ideal seria que a secretaria não precisasse de nada disso.
"O nosso trabalho dentro das escolas já deveria dar conta de preparar esses
estudantes para os vestibulares, mas uma série de problemas impede que isso
aconteça", afirma. Má formação e qualificação de professores, além de
condições socioeconômicas desfavoráveis, estão entre as adversidades apontadas
por Maike.
Segundo
Maurício Holanda Maia, secretário adjunto da Secretaria de Educação do Ceará,
dos mais de 99 mil concluintes do 3º ano do ensino médio do Estado, 86 mil se
inscreveram no Enem. Tamanha participação se deve ao esforço que o governo tem
feito para atrair e preparar os jovens para o exame e também para a
universidade.
Com
o programa Enem, Chego Junto, Chego Bem, lançado neste ano, o governo
distribuiu apostilas com questões de todas as provas anteriores do exame e
organizou aulas e simulados. No início do mês, inscreveu mais de 68 mil
estudantes no simulado online Geekie+Estadão,
adotando o exame como mais uma ferramenta de preparo para a prova.
Na
mesma época, estreou o programa televisivo SuperAção Enem. Trata-se de um game show de perguntas
e respostas sobre o conteúdo exigido pelo exame e do qual participam alunos de
16 escolas da rede estadual. "Com a competição, sinto que os meus colegas
estão mais interessados em estudar e envolvidos com toda essa história do
Enem", diz Vitória Moraes Dias, de 16 anos, aluna do 2º ano de uma escola
no Ceará.
Minas
Gerais também levou o exame para a TV. Desde 2011, os alunos da rede estadual
podem assistir ao Plantão Enem, programa transmitido ao vivo nas manhãs de
sábado. A cada semana, três professores se reúnem em frente às câmeras para a
revisão e discussão de conteúdo.
Pela
internet ou pelo telefone, os estudantes podem interagir com os convidados e
tirar dúvidas. Os programas podem ser vistos pela internet
(www.plantaoenem.com.br). "Com isso, conseguimos atingir não só os nossos
alunos, mas candidatos de todo o País", diz Ana Lúcia Almeida Gazzola, secretária de Minas.
A
Secretaria de Educação de Goiás criou a Maratona Enem, uma parceria firmada com
a empresa Quadrado Mágico, que criou uma plataforma virtual em que os alunos
podem resolver exercícios, rever conteúdos, fazer simulados e assistir a
videoaulas. Recentemente, a secretaria também firmou parceria com a PUC-GO, sob
a qual os candidatos podem produzir redações e tê-las avaliadas por professores
e alunos.
No
sábado, 3 de novembro, os candidatos fazem as provas
de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No domingo, é a vez das provas
de Linguagens e Códigos e de Matemática, além da redação. Nesta edição, o exame
recebeu 5.790.989 inscritos.
Enem
O
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal
com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica.
A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de
seleção para ingresso no ensino superior.
Neste
ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, sábado e domingo, em
todo o País, a partir das 13h (pelo horário de Brasília). No primeiro dia, o
candidato resolverá as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de
Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos,
contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. No
segundo dia, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e
30 minutos, igualmente contadas a partir da autorização. O participante só
poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos
30 minutos. O gabarito tem divulgação prevista para 7
de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.
Desde
o dia 10 de outubro, os cartões de confirmação da inscrição contendo número de
registro, data, hora e local de realização das provas, indicação de atendimento
diferenciado e/ou específico, opção de língua estrangeira e solicitação de
certificação (quando for o caso) estão sendo remetidos por via postal para o
endereço informado pelo participante. As informações também estarão disponíveis
no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/. É obrigatória a apresentação de
documento de identificação original com foto para a realização das provas.
O
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os
candidatos compareçam ao local de realização das provas até as
12h (de Brasília). Participantes guardadores de sábado serão acomodados em
salas e aguardarão até as 19h para iniciarem as provas
no primeiro dia.
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