Espírito Santo terá mais nove escolas técnicas até 2010
18/02/2008 13:22:56
Vitória — A expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica vai contemplar o Espírito Santo com mais nove escolas técnicas. Em 2010, o estado terá 16 instituições, que oferecerão desde cursos gratuitos de qualificação até doutorado. O Ministério da Educação está investindo R$ 45 milhões para construir e equipar as novas unidades de ensino. Quando estiverem em pleno funcionamento, terão sido criadas mais de dez mil vagas no estado.
Nesta terça-feira, 19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, visitam a escola de Cachoeiro de Itapemirim. Lá, estudam 650 alunos nos cursos de eletromecânica, rochas ornamentais e informática. Em todo o país, o investimento do MEC é de R$ 750 milhões para criar mais 150 unidades de educação profissional e tecnológica. A meta é chegar a 2010 com 354 escolas técnicas e 500 mil vagas. Hoje há 173 mil vagas na rede federal.
Previstas na
primeira fase do plano de expansão, duas escolas capixabas,
As novas unidades capixabas ficam em:
Nova Venécia — No próximo dia
Linhares — A unidade de ensino funcionará na antiga faculdade Fanorte. A prefeitura vai doar terreno com aproximadamente 48 mil metros quadrados — sete mil de área construída. Pelas previsões, serão oferecidos cursos de instrumentação e automação, construção civil e química.
Aracruz — A prefeitura já doou terreno de 30 mil metros quadrados — 2,7 mil de área construída. Serão oferecidos cursos de mecânica e informática.
Vila Velha — A área tem cerca de 50 mil metros quadrados. O Cefet-ES aguarda a doação, pelo governo do estado, para iniciar o projeto arquitetônico. Os cursos previstos são os de turismo, gastronomia, enfermagem e farmácia, além de um na área de educação.
Venda Nova do Imigrante — O terreno tem 40 mil metros quadrados. Serão oferecidos cursos de agronegócio, turismo e informática.
Ibatiba — A área já foi escolhida. Falta apenas a doação, pela prefeitura. Os cursos ainda não foram definidos.
Guarapari — A área já está definida, mas aguarda a doação, pelo governo do estado. Os cursos oferecidos serão os de metalurgia, eletrotécnica e mecânica.
Felipe De Angelis, com Assessoria de Imprensa do Cefet-ES
Fonte:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9896&interna=6