Espírito Santo terá mais nove escolas técnicas até 2010

18/02/2008 13:22:56

 

Vitória — A expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica vai contemplar o Espírito Santo com mais nove escolas técnicas. Em 2010, o estado terá 16 instituições, que oferecerão desde cursos gratuitos de qualificação até doutorado. O Ministério da Educação está investindo R$ 45 milhões para construir e equipar as novas unidades de ensino. Quando estiverem em pleno funcionamento, terão sido criadas mais de dez mil vagas no estado.

Nesta terça-feira, 19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, visitam a escola de Cachoeiro de Itapemirim. Lá, estudam 650 alunos nos cursos de eletromecânica, rochas ornamentais e informática. Em todo o país, o investimento do MEC é de R$ 750 milhões para criar mais 150 unidades de educação profissional e tecnológica. A meta é chegar a 2010 com 354 escolas técnicas e 500 mil vagas. Hoje há 173 mil vagas na rede federal.

Previstas na primeira fase do plano de expansão, duas escolas capixabas, em São Mateus e em Cariacica, ainda estão em obras. Mas funcionam em instalações provisórias. Em janeiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Espírito Santo deu início aos processos de implantação de mais sete unidades, que fazem parte da segunda fase do plano.

 

As novas unidades capixabas ficam em:

 

Nova Venécia — No próximo dia 25, a prefeitura fará a entrega oficial das instalações ao Cefet-ES. O terreno, de 56 mil metros quadrados, tem dez mil de área construída. O local, uma antiga fábrica de laticínios, será reformado e adaptado para receber a instituição. Serão oferecidos cursos de rochas ornamentais, construção civil e agronegócio.

Linhares — A unidade de ensino funcionará na antiga faculdade Fanorte. A prefeitura vai doar terreno com aproximadamente 48 mil metros quadrados — sete mil de área construída. Pelas previsões, serão oferecidos cursos de instrumentação e automação, construção civil e química.

Aracruz — A prefeitura já doou terreno de 30 mil metros quadrados —  2,7 mil de área construída. Serão oferecidos cursos de mecânica e informática.

Vila Velha — A área tem cerca de 50 mil metros quadrados. O Cefet-ES aguarda a doação, pelo governo do estado, para iniciar o projeto arquitetônico. Os cursos previstos são os de turismo, gastronomia, enfermagem e farmácia, além de um na área de educação.       

Venda Nova do Imigrante — O terreno tem 40 mil metros quadrados. Serão oferecidos cursos de agronegócio, turismo e informática.

Ibatiba — A área já foi escolhida. Falta apenas a doação, pela prefeitura. Os cursos ainda não foram definidos.

Guarapari — A área já está definida, mas aguarda a doação, pelo governo do estado. Os cursos oferecidos serão os de metalurgia, eletrotécnica e mecânica.

 

 

Felipe De Angelis, com Assessoria de Imprensa do Cefet-ES

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9896&interna=6