Escola de Fábrica promove seminário em
Brasília
28/08/2006 15:22
O terceiro seminário do programa Escola de Fábrica será aberto nesta quinta-feira, dia 31, às 9h, no Ministério da Educação, em Brasília. O objetivo é oferecer capacitação a executores do programa, que profissionaliza jovens de baixa renda, entre 16 e 24 anos. Cerca de 90 gestores serão instruídos sobre o andamento do programa, o sistema de pagamento da bolsa dos alunos e a apresentação da freqüência.
O titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, e a diretora do programa, Ivone Moreyra, abrirão o seminário. O professor Samuel Brasileiro, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Ceará, falará sobre a importância da qualificação profissional. A programação vai se estender até as 12h de sexta-feira, 1º de agosto. Em julho último, os executores receberam capacitação em Goiânia e Fortaleza. Para Lizete Marques Kagami, coordenadora-executiva da Escola de Fábrica, os seminários estabelecem uma relação entre o MEC e os gestores. “Após um ano de execução, a Escola de Fábrica tem uma consistência enraizada”, disse Lizete.
Participam do programa jovens da rede pública regular do ensino básico, com renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio. Eles aprendem uma profissão, ganham alimentação, uniforme, transporte, bolsa de R$ 150,00, material didático e seguro de vida em grupo. O MEC custeia as bolsas e repassa até R$ 30 mil por curso às unidades gestoras, que se responsabilizam pela elaboração e aquisição dos kits de material didático, pela capacitação, pela consultoria e supervisão e pelos serviços de recrutamento e seleção, certificação e avaliação dos alunos. As empresas cedem instalações, mobiliário e instrutores.
O programa é desenvolvido pela Setec/MEC em parceria com a iniciativa privada e entidades sem fins lucrativos. Oferece formação em 20 áreas da educação profissional. Este ano, 15 mil jovens estarão no programa, que em 2005 formou 11.418 alunos. Em setembro, duas turmas de Minas Gerais receberão diploma — em Passos, no dia 2, e em Alfenas, no dia 5.
Mais informações pelo telefone (61) 2194-8122 ou na página eletrônica do programa.
Repórter: Susan Faria
Fonte http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=5596&FlagNoticias=1&Itemid=5740