Escola de Fábrica forma profissionais para trabalhar com agricultura familiar

 25/08/2006 11:30

 

O programa Escola de Fábrica, em parceria com o Centro de Estudos e Ação Popular (Ceasp), forma nesta sexta-feira 340 jovens de baixa renda de cinco municípios do Sertão do Pajeú, em Pernambuco. Durante seis meses, eles foram capacitados para desempenhar atividades ligadas à agricultura familiar.

 

O programa, executado pelo Ministério da Educação em parceria com a iniciativa privada e instituições sem fins lucrativos, foi desenvolvido de forma diferenciada no Sertão do Pajeú. Segundo o coordenador do programa no Ceasp, Sandro Ferreira de Lima, os cursos foram planejados de acordo com o perfil da região. “O Sertão do Pajeú não é caracterizado por uma grande concentração de empresas, mas por um perfil econômico voltado para a agricultura familiar, com a forte presença de pequenos produtores rurais”, explicou. Segundo Lima, o projeto dos cursos foi estruturado para que todo o conhecimento adquirido pelos alunos fosse utilizado nas próprias propriedades rurais. “O projeto focou-se nos filhos de pequenos e médios agricultores. Ficamos orgulhosos de ver os jovens sertanejos progredindo dentro de suas propriedades rurais com perspectiva de vida, emprego e geração de renda”, destacou.

 

Um exemplo dessa perspectiva de emprego e renda foi o curso de apicultura desenvolvido no município de Tabira. Com as técnicas absorvidas na criação de abelhas, cultivo e comercialização do mel, alguns alunos criaram um apiário na região. “Antes da Escola de Fábrica, não tínhamos nenhuma expectativa de nos qualificar para uma profissão. Agora, estamos finalizando o projeto e, depois, vamos tentar um financiamento para a criação do apiário”, disse Alexandre José dos Santos Gomes, estudante da rede pública de Pernambuco. “Não vou mais precisar viver de bicos, como o meu último emprego de ajudante de pintor.”

 

A formatura dos cursos de iniciação profissional em agroecologia, meios para captação de água da chuva, ovinocaprinocultura, apicultura, piscicultura e criação de pequenas aves ocorre nos municípios de Tabira, às 8h; Solidão, 10h; Carnaíba, 14h; Serra Talhada, 16h, e Santa Cruz da Baixa Verde, 19h.

 

Repórter: Marco Aurélio Fraga

 

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=5585&FlagNoticias=1&Itemid=5729