Escola de Fábrica forma 240 alunos em São Paulo

 

29/05/2006 12h35

 

O programa Escola de Fábrica promove na tarde desta segunda-feira, dia 29, em São Paulo, a formatura dos estudantes selecionados para os 12 cursos de iniciação profissional realizados pela Steelcooper, cooperativa do setor metalúrgico. Executado pelo Ministério da Educação, o programa tem como objetivo capacitar jovens de baixa renda para ingressar no mercado de trabalho por meio de cursos de iniciação profissional no próprio ambiente das empresas.

Durante seis meses, 240 alunos receberam formação básica para trabalhar em funções ligadas às áreas de indústria, comércio e serviços. Foram oferecidos cursos de gestão da produção têxtil, controle de qualidade têxtil, automação industrial, mecânica de veículo de carga, industrialização de alimentos, manutenção de telefonia, ferramentaria, serralheria industrial, montagem de circuitos eletrônicos, pintura eletrostática, atendimento ao cliente e marketing.

O titular da Secretaria de Educação Profissonal e Tecnológica (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, considera a Escola de Fábrica um programa da maior importância para o jovem de baixa renda. “Além de possibilitar que o estudante entre em contato com o mundo do trabalho, o programa também o prepara para o exercício da cidadania”, afirmou Pacheco.

A previsão de investimento no programa para este ano é de R$ 54 milhões para formar 40 mil jovens com renda per capita de no máximo 1,5 salário mínimo até o fim do ano.

Repórter: Marco Aurélio Fraga

 

FONTE

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=5043&FlagNoticias=1&Itemid=5187