Escola de Fábrica abre vagas em São Paulo

05/09/2006 12h15

 

O programa Escola de Fábrica aprovou 13 novos cursos em São Paulo, com a oferta de 280 vagas. No estado, 1.160 jovens já estudam em oficinas do programa. Outros 545 começaram os cursos em 2005 e já se diplomaram. No total, São Paulo está formando 1.985 jovens, que devem ser absorvidos no mercado de trabalho.

 

São oferecidos cursos de iniciação profissional em arte e pintura de exteriores (20 vagas em Poá); práticas administrativas e comerciais, técnicas de vendas, marketing, interpretação de desenho mecânico, pequenos reparos e marcenaria (140 vagas em São Paulo); agente comunitário, serviços de encanamento e instalação de tubulações e monitoria ambiental, jardinagem e paisagismo, suporte operacional e administrativo e produção têxtil (cem vagas em Guarulhos).

 

A prefeitura Guarulhos é a unidade gestora de cinco cursos, em parceria com o Ministério da Educação e as empresas Tecnicor, Quitaúna (reciclagem de lixo), Proguaru (progresso e desenvolvimento de Guarulhos) e Saae (serviço autônomo de água e esgoto). De acordo com a professora Maria de Fátima Vieira, uma das coordenadoras da Escola de Fábrica em Guarulhos, cem alunos já se formaram pelo programa no município e muitos estão empregados. “Só a Tecnicor, que é ligada ao setor têxtil, absorveu 18 dos 20 primeiros que ajudou a formar”, destacou.

 

O programa em Guarulhos, município com 1,2 milhão de habitantes, tem ainda a participação das secretarias municipais do Trabalho e da Educação. Antes do início dos cursos, Maria de Fátima faz palestras nas escolas públicas de Guarulhos para explicar o que é a Escola de Fábrica e divulgar o período de seleção dos alunos — para as próximas turmas, termina no próximo dia 10. As aulas começam em outubro próximo. A professora também mantém contatos com agências de empregos em busca de vagas para os jovens formados.

 

Este ano, o programa deve formar cerca de 15 mil alunos em 230 municípios. Desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com prefeituras, organizações  não-governamentais, secretarias de educação, fundações, escolas e cooperativas, empresas e indústrias, atende jovens de 16 a 24 anos de baixa renda.

 

Mais informações pelo telefone (61) 2104-8122 ou em Guarulhos, pelo telefone (11) 2185-0062; no endereço eletrônico  mariafatima313@hotmail.com e na página eletrônica do programa.

 

Repórter: Súsan Faria

 

 

Fonte http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=5642&FlagNoticias=1&Itemid=5786