Escola de Fábrica abre turma em Feira de Santana

22/08/2006 14:30  

 

O programa Escola de Fábrica, do Ministério da Educação, promove no dia 29 próximo a aula inaugural de sua sétima turma em Feira Santana, município baiano a 108 quilômetros de Salvador. No ano passado, 96 jovens de 16 a 24 anos de idade ingressaram no programa, que oferece formação profissional em parceria com a iniciativa privada.

 

Os estudantes terão aulas no centro de treinamento da Savon, indústria de produtos de higiene. Eles terão noções básicas de matemática, higiene, cultura, formas de relacionamento e produção.

 

A Escola de Fábrica contribui para a formação de trabalhadores especializados para o pólo industrial da cidade, a segunda maior da Bahia, com 500 mil habitantes. O programa já formou cinco turmas e inicia outras duas, cada uma com 20 alunos — as aulas da sexta turma já estão em andamento.

 

“A maioria dos jovens nunca entrou em uma fábrica”, afirmou o diretor-superintendente da Savon, Gabriel Eustáquio de Rezende. Segundo ele, a empresa, que tem sede em São Paulo, pretende estender o programa a outras filiais. “A Escola de Fábrica transforma os jovens de baixa renda. Resgata o prazer deles pela vida”, disse o superintendente do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CTEB), Claudenir Moreira Machado. “Muitos estavam desiludidos, mas agora buscam o mundo do trabalho, resgatam a cidadania.”

 

Uma das turmas do programa em Feira de Santana, a de processos administrativos, incluiu portadores de necessidades especiais nas áreas visual, mental e auditiva. Na cidade baiana, a Escola de Fábrica trabalha em parceria, também, com a prefeitura, com outras indústrias e sindicatos.

 

Mais informações pelo telefone (75) 3625-8524.

 

Repórter: Susan Faria

 

Fonte http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=5563&FlagNoticias=1&Itemid=5707