Escola de Fábrica reforçará a educação profissional no Brasil

29/07/2004 15:40                                             

 

O Ministério da Educação vai lançar nos próximos dias o Programa Escola de Fábrica, que vai criar, em 2005, 500 escolas dentro de fábricas do País. A iniciativa está inserida em uma das prioridades do MEC de reforçar a educação profissional no Brasil. Serão firmados convênios com as empresas e o governo repassará recursos para garantir a capacitação de trabalhadores. O anúncio foi feito hoje, 29, pelo ministro interino da Educação, Fernando Haddad, durante o 1º Seminário Internacional de Educação Brasil Competitivo, promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC).

 

Em 2005, o MEC vai destinar R$ 50 milhões para reformar escolas técnicas, centros federais de educação tecnológica (cefets) e implementar o Programa Escola de Fábrica. A proposta do novo projeto é utilizar os recursos humanos das empresas para qualificar os profissionais dentro da própria fábrica. De acordo com o empresário e presidente do MBC, Jorge Gerdau, a competitividade e a produtividade de uma empresa é garantida mediante o nível de educação e capacitação de seus funcionários. “A maioria das empresas modernas investem fortemente em educação e treinamento”, explica. O resultado, segundo ele, traz benefícios para o funcionário e para a empresa na medida em que melhora a eficiência da produtividade.

 

Prioridades – Fernando Haddad abriu o seminário com a palestra “A educação como fator determinante para a competitividade do País”. Haddad relacionou as quatro prioridades do MEC para 2005: reforçar o Programa Brasil Alfabetizado, que tem como objetivo alfabetizar três milhões de brasileiros por ano; promover a reforma da educação superior; reforçar a educação profissional; e apoiar o ensino básico. “Temos que garantir a freqüência das crianças na escola, mas, além disso, devemos melhorar a qualidade do ensino na educação básica”, enfatizou.

 

Participaram do Seminário Brasil Competitivo educadores, empresários e representantes do governo. Eles debateram métodos para que o País possa alcançar o desenvolvimento sustentável por meio da educação. O evento acontece no Blue Tree Park Hotel, em Brasília.

 

Repórter: Flavia Nery

 

FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=903&FlagNoticias=1&Itemid=1019