Escola de Fábrica
inicia capacitação de gestoras
15/07/2005 12h38
O Ministério da Educação promove, nos dias 18 e 19 próximos, em Porto Alegre, o Seminário de Capacitação de Gestoras da primeira turma do Escola de Fábrica, projeto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) que oferece capacitação profissional inicial a jovens de baixa renda. O encontro, que reunirá 32 instituições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, inicia a série de três seminários regionais, que serão realizados até o fim do mês com o objetivo de capacitar as entidades quanto à habilitação, celebração e execução de convênios, procedimentos necessários para a realização dos contratos com o Ministério da Educação.
“Os encontros serão muito importantes para que as 64 unidades gestoras selecionadas para o início da primeira turma do projeto entendam bem todo o processo de realização de convênios”, afirmou Jane Bauer, diretora nacional do projeto Escola de Fábrica. Segundo ela, o governo federal tem se destacado na relação com as entidades que executam programas com recursos federais ao realizar centenas de seminários de capacitação em todo o país. “Dentro desta ótica, o MEC, por meio da Setec, realiza o mesmo procedimento.”
Programação — O seminário será aberto na segunda-feira, dia 18, às 9h, no Hotel Coral Tower Trade Center, em Porto Alegre. Além de Jane Bauer, participam da abertura o diretor da área de programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Leopoldo Jorge Alves Júnior, e o coordenador do Escola de Fábrica na Região Sul, Paulo Ritter. A programação abordará temas sobre habilitação, celebração e execução de convênios, ações financiáveis e plano de trabalho.
Nos dias 21 e 22 próximos, Belo Horizonte sediará o segundo seminário, que reunirá 21 instituições dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. Nos dias 26 e 27, Brasília encerra a série de seminários com 11 gestoras dos estados do Nordeste, exceção da Bahia, e do Centro-Oeste.
Mais informações pelos telefones (61) 2104-8122 e 2104-8176.
Repórter: Marco Aurélio
FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=2205&FlagNoticias=1&Itemid=2328