Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 103 - 1º a 7 de agosto de 2005

 

Escola de Fábrica faz parceria com Fundação Pescar

 

O ministro da Educação, Tarso Genro, assinou na semana passada (25/7), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o primeiro convênio do programa Escola de Fábrica. Em parceria com a Fundação Pescar, serão implantados 53 cursos para a formação profissional de 1.060 jovens de baixa renda, entre 16 e 24 anos, nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, onde a fundação desenvolve projetos de formação profissional.

 

Os cursos terão início em setembro. Ao todo, nesta primeira fase, o Escola de Fábrica oferecerá, em parceria com empresas privadas, prefeituras, organizações não-governamentais, fundações, escolas, cooperativas e indústrias, 558 cursos que irão beneficiar 11,5 mil alunos, em 250 municípios de todo o país.

 

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o desemprego entre jovens é 3,5 vezes maior do que entre adultos, o que aumenta a exclusão social e a falta de perspectivas nessa faixa etária. "O Escola de Fábrica está na contramão desses índices", aponta o ministro Tarso Genro. É uma ação de indução ao desenvolvimento local e de incentivo à responsabilidade social. Os cursos são direcionados para as vocações de cada região e as entidades parceiras do programa devem acompanhar seus alunos por dois anos. A meta é formar 100 mil jovens até o fim de 2006.

 

 

FONTE

http://www.mec.gov.br/news/boletim_semtec.asp?edicao=75