Escola de Fábrica chega a Mato Grosso do Sul

06/10/2005 19h28

 

 

Com o objetivo de capacitar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho por meio de cursos de iniciação profissional no próprio ambiente das empresas, o Ministério da Educação promove na sexta-feira, dia 7, em Campo Grande, a oitava aula inaugural do programa Escola de Fábrica. A aula será ministrada pela diretora nacional do programa, Jane Bauer, às 15h. Antes, às 9h, a diretoria executiva da Escola de Fábrica participa de audiência pública para apresentação e debate do programa, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campo Grande. Participam representantes das gestoras e formadoras em Mato Grosso do Sul e autoridades locais.

 

Segundo Jane Bauer, os cursos oferecidos em Mato Grosso do Sul se diferenciam daqueles desenvolvidos nos demais estados por ocorrerem em empresas de pequenos municípios do interior, o que contribui para a qualificação de serviços e produtos. “Os cursos, em sua grande maioria, serão realizados em regiões do estado nas quais o setor econômico tem mais dificuldades para se desenvolver, assim como a juventude local encontra obstáculos para se qualificar”, explicou.

 

Serão abertos 20 cursos de iniciação profissional que beneficiarão 420 alunos nos municípios de Chapadão do Sul, Rio Verde, Porto Murtinho, Anastácio, Caarapó, Campo Grande e Sidrolândia. Entre os cursos oferecidos estão industrialização e manutenção de alimentos, serviços gerais de supermercado, organização de eventos, marketing, culinária, confecção e montagem de fantasias, serviços de costura industrial, serviços de manutenção e operação de máquinas pesadas, técnicas de preparo de lanches e refeições rápidas, padaria e confeitaria e serviços de atendimento em postos de combustíveis.

 

Este ano, 1,5 mil projetos foram inscritos na Escola de Fábrica. Destes, 558 foram aprovados e são ministrados desde 12 de setembro em 250 municípios. Cerca de 11,5 mil alunos serão beneficiados nos próximos seis meses. O programa oferece cem modalidades de cursos profissionais em 20 áreas reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

 

Mais informações pelos telefones (61) 2104-8122 e 2104-8176 e na página eletrônica do MEC.

Repórter: Marco Aurélio Fraga

 

FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=3092&FlagNoticias=1&Itemid=3224