Equipamentos apreendidos pela Receita viram material didático em escola fluminense

20/02/2008 11:20:10

 

A unidade de ensino de Guarus, em Campos (RJ), foi contemplada pela Receita Federal com equipamentos apreendidos pela delegacia do órgão no estado. Vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Campos, a unidade receberá uma embarcação conhecida como baleeira, que servirá como apoio didático no curso técnico de eletrônica com ênfase na área naval.

A Receita também doou duas antenas de comunicação marítima para aplicação na área naval, um contêiner e um carro com motor a diesel, a ser utilizado como laboratório para uso do biodiesel.

De acordo com Leandro Crespo, diretor da unidade de Guarus, bairro de Campos, os equipamentos serão usados exclusivamente como recursos didáticos. “Os componentes eletrônicos dos materiais doados são de grande valia e serão um reforço nas práticas das nossas disciplinas”, afirmou Crespo. “Além disso, temos espaço físico suficiente (20 mil metros quadrados) na unidade para utilizar os materiais e realizar testes.

De acordo com o diretor, os equipamentos valeriam em média R$ 500 mil no mercado. Segundo a Delegacia da Receita Federal, a lei permite que produtos apreendidos sejam incorporados a órgãos públicos e entidades beneficentes.

A baleeira é um minibarco, fechado, que funciona como equipamento de segurança nas áreas petrolíferas. É anexada na área externa de grandes embarcações e pode ser içada para retirada de trabalhadores das plataformas localizadas em áreas de risco. “A baleeira, que será usada de forma didática, nos permitirá ensinar aos alunos como é feito o resgate em áreas de risco”, disse Crespo.

 

Sophia Gebrim, com informações da Assessoria de Imprensa do Cefet de Campos

 

Fonte:

 

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9913&interna=6