Ensino médio receberá livros sobre a Antártica

06/12/2006 16:34:03

 As 16.773 escolas públicas de ensino médio e profissionalizantes vão receber, no primeiro semestre de 2007, duas novidades: os livros Antártica e O Brasil e o Meio Ambiente Antártico, enviados pelo MEC. As obras fazem parte da coleção Explorando o Ensino e servem de apoio ao trabalho do professor, ao permitir o aprofundamento e novas formas de abordagem dos conteúdos em sala de aula.

Antártica, volume 9 da coleção Explorando o Ensino, tem tiragem de 72 mil exemplares − quatro para cada escola e reserva técnica para as secretarias estaduais de educação. O livro tem capítulos sobre atmosfera, clima, manto de gelo, oceano austral, vida na Antártica, cuidados com o meio ambiente e presença humana no continente.

Já o volume 10 da coleção feita pelo MEC, O Brasil e o Meio Ambiente Antártico é uma edição de tamanho maior, com fotos do continente antártico, de autoria de Armando Haddano. Apresenta iniciativas ambientais brasileiras e as mudanças ambientais no mundo, como o aquecimento global na Antártica, integração atmosfera e gelo, clima impresso nas rochas, buraco na camada de ozônio e efeito do Sol no meio ambiente terrestre.

Monitoramento − Aborda, também, o monitoramento ambiental da Baía do Almirantado, onde está a Estação Ferraz, próxima à Península Antártica, na Ilha Rei George, a maior do arquipélago das Shetlands do Sul. Na estação, funciona uma rede de pesquisa, formada por 15 grupos, que estuda os diferentes tipos de impacto ambiental.

A região da Baía do Almirantado, incluindo terra e mar, foi classificada como Área Antártica Especialmente Gerenciada. Brasil, Peru, Polônia, Estados Unidos e Equador administram a área em um plano de manejo. O Brasil e o Meio Ambiente Antártico tem tiragem de 25 mil exemplares. Cada escola do ensino médio e profissionalizante receberá uma unidade.

Os volumes 9 e 10 da coleção Explorando o Ensino, além de visualmente interessantes, têm textos objetivos, leves e específicos sobre uma região pouco conhecida pela população brasileira. As edições foram produzidas em parceria com o Ministério da Marinha. Os próximos volumes da coleção são Fronteira Espacial e Mudanças Climáticas. A elaboração é em parceria com a Agência Espacial Brasileira, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A coleção Explorando o Ensino, lançada em 2004, traz nos volumes 1, 2 e 3, conteúdos de matemática; volume 4 e 5, química; 6, biologia; 7, física; e 8, geografia. Eles podem ser acessados na página eletrônica da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).

Súsan Faria