Ensino Médio amplia distribuição de
bolsas
17/06/2003 15:29
Meta da Semtec é contemplar estudantes de cursos noturnos
A Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec/MEC) pretende oferecer de 60 a 80 mil bolsas a estudantes do 1º ano do Ensino Médio dos cursos noturnos em 2004. Até 2006, a meta é estender a distribuição das bolsas aos alunos de outras séries.
Para que o estudante seja contemplado, o secretário Antônio Ibañez Ruiz disse que serão levados em consideração o desempenho no aprendizado e a renda familiar. “As bolsas são um incentivo para que eles passem para os turnos matutino e vespertino, nos quais terão melhor aproveitamento”, explicou o secretário.
Ensino Médio obrigatório – Também está sendo elaborado decreto que torna o Ensino Médio obrigatório para os alunos que terminam o Fundamental. Atualmente, 6,5 milhões de estudantes oriundos do Ensino Fundamental ficam de fora do Ensino Médio, segundo dados do Ministério da Educação.
Está em estudo no MEC a criação de um quarto ano (opcional) no Ensino Médio. Ibañez admite que a medida é insuficiente para melhorar a qualidade, mas observa que outras ações, nesse sentido, serão implementadas pela Semtec no próximo ano.
Será criado, por exemplo, um programa de adoção de livros didáticos nos moldes do que existe no Ensino Fundamental. Inicialmente, o programa vai abranger apenas a área de Ciências (Química, Física e Biologia) e Matemática. Também está sendo estudada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) a distribuição de merenda escolar aos alunos do Ensino Médio.
Repórter: Vilany Kehrle
Editora Web: Irla Maia
FONTE: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasDiaImp.asp?id=3749