Ensino de filosofia e sociologia em debate com a comunidade acadêmica

03/05/2007 10:05

Discutir o ensino de filosofia e sociologia nas escolas de ensino médio foi o propósito da reunião com representantes da comunidade acadêmica realizada na quarta-feira, dia 2, no Ministério da Educação. A escolha do material didático, a elaboração do currículo e a formação dos professores foram alguns dos temas abordados no encontro.

A Resolução nº 4, de 16 de agosto de 2006, do Conselho Nacional de Educação (CNE), determina a obrigatoriedade do ensino de filosofia e sociologia para o ensino médio. A resolução também estabelece que os sistemas de ensino terão até agosto deste ano para fixar as medidas necessárias para a inclusão das disciplinas no currículo.

O encontro foi o primeiro a reunir membros da comunidade acadêmica para discutir o assunto. Estiveram reunidos a diretora de políticas do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Lucia Lodi; o presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia, Tom Dwyer; o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), Álvaro Valls; o ex-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) Gabriel Cohn e o ex-presidente da Anpof João Carlos Salles.

Dwyer explicou que a sociologia ganhou força durante a Revolução Industrial (Inglaterra, século XVIII) e ajudou na compreensão das tensões daquele período. “O momento atual também é marcado por grandes mudanças. Além disso, a sociologia permite que os estudantes tenham maior inteligibilidade em relação a aspectos como a família, a escola e a música”, disse.

Patrícia Mesquita