Ensino de
filosofia e sociologia em debate com a comunidade acadêmica
03/05/2007 10:05
Discutir o ensino de filosofia e sociologia nas escolas de ensino médio foi
o propósito da reunião com representantes da comunidade acadêmica realizada na quarta-feira, dia 2, no Ministério
da Educação. A escolha do material didático, a elaboração do currículo e a
formação dos professores foram alguns dos temas abordados no encontro.
A Resolução nº 4, de 16 de agosto de 2006, do Conselho Nacional
de Educação (CNE), determina a obrigatoriedade do ensino de filosofia e
sociologia para o ensino médio. A resolução também estabelece que os sistemas
de ensino terão até agosto deste ano para fixar as medidas necessárias para a
inclusão das disciplinas no currículo.
O encontro foi o primeiro a reunir membros da comunidade acadêmica
para discutir o assunto. Estiveram reunidos a diretora de políticas do ensino
médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Lucia Lodi; o presidente da
Sociedade Brasileira de Sociologia, Tom Dwyer; o presidente da Associação
Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), Álvaro Valls; o ex-presidente
da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa
Dwyer explicou que a sociologia ganhou força durante a Revolução Industrial
(Inglaterra, século XVIII) e ajudou na compreensão das tensões daquele período.
“O momento atual também é marcado por grandes mudanças. Além disso, a
sociologia permite que os estudantes tenham maior inteligibilidade em relação a
aspectos como a família, a escola e a música”, disse.
Patrícia Mesquita