Estado de Minas, 27/08/2004 - Belo Horizonte MG

Ensino médio presta contas

 

Dos estudantes da rede pública que se submeteram, no ano passado, ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas 18% consideraram o conteúdo ministrado em sala como bom, excelente ou adequado à realidade. Segundo dados do Relatório de Desempenho e Perfil Socioeconômico dos Alunos da Rede Pública, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do total de estudantes, 56,5% consideraram a qualidade desse conteúdo entre regular e bom e 24,2% a classificaram como insuficiente e regular. Uma nova edição do exame será aplicada no domingo, a partir das 13h, para 1,5 milhão de candidatos, 141 mil deles em Minas.

 

Este ano, o estado com maior número de inscrições foi São Paulo: 488.446. Em   seguida, estão Bahia, com 156.846, Minas Gerais, 141.959, e Rio de Janeiro, 118.119. A prova será aplicada em 608 municípios de todo o País, 88 deles em Minas. Em todo o País são 2.323 locais de prova. Quem não recebeu o cartão de confirmação deve entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161 (ligação gratuita) ou pelo site www.inep.gov.br .

 

Os candidatos devem ficar atentos porque embora as provas comecem às 13h, os portões, que serão abertos às 12h, serão fechados às 12h55. Por isso, a recomendação é de que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. O exame termina às 17h, mas para evitar a quebra de sigilo, os participantes só podem começar a sair a partir das 15h. Para deixar o local de prova levando o caderno de questões, o inscrito deverá aguardar até  17h. Tornar o sigilo da prova confiável é fundamental num momento em que o governo federal tenta tornar o exame obrigatório para todos os concluintes do ensino médio e obrigar as universidades a adotá-lo em substituição do vestibular, como está previsto na proposta do Ministério da Educação para a Reforma Universitária. Mesmo que essa proposta não seja aprovada, o ministério já incluiu o Enem como critério de seleção dos participantes do Programa Universidade para Todos (Prouni), que pretende garantir vagas em cursos de graduação da rede privada para os estudantes de baixa renda.

 

Seleção - 455 instituições de ensino superior, incluindo 20 federais, usam o Enem como parte do processo de seleção.