Folha de São Paulo, 08/06/2003 - São Paulo SP

Ensino médio pode ter 4 anos

Da Sucursal do Rio

 

Além de ampliar o ensino fundamental para nove anos, o MEC estuda -ainda em fase inicial- aumentar de três anos para quatro anos a duração do ensino médio. A proposta, porém, sofrerá mais resistência e enfrentará mais obstáculos para sair do papel. No ensino fundamental, as matrículas vêm caindo nos últimos anos em decorrência da queda da taxa de natalidade. Isso facilita a expansão porque haverá menos alunos para serem atendidos pelo mesmo sistema, que ainda contará com a estrutura já existente das escolas de educação infantil.

 

No caso do ensino médio, o aspecto demográfico, a falta de professores e a necessidade de mais recursos podem atrasar a implementação dos quatro anos.

 

O primeiro desafio é o crescimento contínuo do ensino médio. De 1996 para 2002, mais de 3 milhões de alunos entraram no sistema -crescimento de 53%. O problema é que não há professores com capacitação em número suficiente para atender a demanda. Estudo do MEC divulgado em maio mostrou que há déficit de 254 mil professores com formação adequada no ensino médio. Hoje, 1,85 milhão de alunos concluem o ensino médio. Para que esses estudantes continuem a frequentar salas com 40 alunos por professor, seria necessário contratar, no mínimo, mais 46 mil professores.