ENEM será porta de entrada para o mercado de trabalho

26/09/2005

 

Os quase três milhões estudantes que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) neste domingo, 25, poderão entrar no Banco de Talentos que deve ser criado pelo Ministério da Educação ainda este ano. O banco vai reunir informações sobre os jovens que serão usadas por empresas para contratar novos funcionários. “Percebemos a atração das empresas em relação aos jovens que entraram no ensino superior pelo ProUni, que são de baixa renda e conseguiram vencer o desafio de entrar numa universidade”, explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

 

A afirmação foi feita pelo ministro (foto) ao abrir, no domingo, a prova do Enem, no Centro de Ensino Elefante Branco, em Brasília. Quase três milhões de estudantes se inscreveram para fazer o exame, que se transformou em porta de entrada para o ensino superior público e privado. O número recorde de inscrições deve-se ao fato de o Enem ser, atualmente, pré-requisito para candidatos a uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais ou parciais para alunos carentes em universidades privadas. Somente este ano, o ProUni beneficiou 100 mil alunos. Outra vantagem é que cerca de 470 instituições de ensino superior também utilizam os resultados do Enem em seus processos seletivos.

 

Elida Maria Aragão é um exemplo de quem procura fazer um curso superior, mesmo depois de ter concluído o ensino médio há 12 anos. Uma das inscritas no Enem, ela sonha em fazer jornalismo e vai batalhar por uma vaga no ProUni. Já Edney Cardoso, 17 anos, vai tentar uma bolsa no ProUni para cursar Ciência da Computação, depois de concluir o ensino médio este ano numa escola pública em Brasília. “Pretendo tentar uma bolsa integral, já que lá em casa somos quatro pessoas e só a minha mãe trabalha, ganhando R$ 400 por mês”, disse. Se conseguir, Edney será o primeiro da família a ter um diploma de curso superior.

 

Esta é a oitava edição do Exame Nacional do Ensino Médio, que foi realizado em 730 cidades de todo o país. Foram inscritos 2.998.083 de candidatos, 93% a mais do que em 2004. Na próxima quarta-feira, 28, o Inep apresentará um balanço com os dados da prova em todo o país. Os participantes do Enem/2005 receberão, a partir do dia 16 de novembro, no endereço indicado na ficha de inscrição, o Boletim Individual de Resultados, que estará acessível também na Internet.

 

Mesmo com a greve dos Correios, responsáveis por entregar o cartão de confirmação aos alunos, a aplicação da prova foi feita sem problemas nos 4.385 locais de aplicação (incluindo 91 unidades prisionais). Para atender a todos os inscritos, o MEC disponibilizou o telefone do Fala Brasil, 0800-616161, que funcionou das 8 da manhã à meia-noite, até a véspera do exame. No domingo, o atendimento ocorreu até às 13 horas. A página eletrônica do Enem foi outra alternativa para pesquisar os locais de prova.

 

Banco de Talentos - A criação do Banco de Talentos está sendo coordenada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). O banco será dividido em cinco habilidades, que poderão ser consultadas pelas empresas de acordo com as suas necessidades. A expectativa é que o programa seja implementado até o final do ano.

 

Repórter: Flavia Nery

 

FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=2961&FlagNoticias=1&Itemid=3093