Enem é a porta de entrada para a graduação de professores da rede pública

05/04/2005 - 17h10

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para os professores não-graduados que desejam concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Por ser um grande programa de inclusão educacional, o ProUni facilita o cumprimento de uma das metas do Ministério da Educação, que é a formação em nível superior para todos os professores da educação básica.

 

Na primeira edição do programa foram oferecidas 29.535 bolsas para os cursos de licenciatura e pedagogia. As inscrições do Enem para quem já terminou o ensino médio ocorrem entre os dias 25 de abril e 6 de maio.

 

Conforme o Plano Nacional de Educação, os sistemas de ensino e seus órgãos normativos deverão estimular e perseguir a causa da qualidade na educação, o que implica em buscar e oferecer oportunidades de formação aos professores, inclusive com os recursos da educação a distância.

 

Dados – Conforme pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), atualmente o Brasil possui 835 mil professores atuando na 5ª a 8ª séries, sendo que 618 mil têm formação adequada (licenciatura completa) e 217 mil não têm licenciatura. São 822 mil professores de 1ª a 4ª séries. Desses, 491 mil não têm licenciatura e 301,4 mil possuem formação adequada (licenciatura completa). No ensino médio são 498 mil professores. Cerca de 80.446 não têm licenciatura e 417 mil têm formação adequada (licenciatura completa).

 

Repórter: Sandro Santos

 

FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=1199&FlagNoticias=1&Itemid=1315