Encontro com gestores em BH debate Brasil Profissionalizado

Segunda-feira, 30 de março de 2009 - 11:49

 

Secretários de educação profissional de todo o país estarão reunidos em Belo Horizonte nesta terça-feira, 31 de março, e amanhã,  1º de abril. A sede do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) será o espaço onde representantes de secretarias estaduais de educação e de ciência e tecnologia irão debater com técnicos do Ministério da Educação o Brasil Profissionalizado. O programa repassa recursos federais para que os estados invistam em educação profissional.

Por meio do Brasil Profissionalizado, já foram repassados R$ 500 milhões a 18 estados. O objetivo do encontro é estabelecer como será o monitoramento do emprego dos recursos e a quem compete fazer esta supervisão nos estados. Além disso, os técnicos do MEC querem organizar com os gestores um cronograma de execução dos recursos repassados.

“Teremos representações de todos os estados. É uma oportunidade importante de esclarecer dúvidas quanto ao repasse e execução da verba para a educação profissional”, afirmou Marcelo Pedra, coordenador-geral de projetos especiais do MEC.

Além dos 18 estados que já receberam recursos do Brasil Profissionalizado, todos os outros já procuraram o MEC para participar do programa, à exceção de Minas Gerais. “Esse encontro aqui é também para buscar parceria com Minas, que tem tantos municípios interessados em participar do programa”, ressaltou Marcelo Pedra.

Os recursos do Brasil Profissionalizado devem ser empregados em obras de infra-estrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e formação de professores. Até 2011, o programa investirá recursos da ordem de R$ 900 milhões.

 

Ana Guimarães

 

Palavras-chave: Educação tecnológica, secretários, belo horizonte

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12773:encontro-com-gestores-em-bh-debate-brasil-profissionalizado&catid=209